A FIRJAN - Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro divulgou o seu índice de avaliação da gestão fiscal dos municípios brasileiros (IFGF) referente ao ano de 2016 e trouxe uma excelente informação para os juazeirenses. Comparada ao ranking de 2015, a cidade evoluiu 16 posições no estado da Bahia, pulando da 43ª para a 27ª colocação.
O Índice FIRJAN de Gestão Fiscal, criado em 2006, faz um diagnóstico de como os municípios administram os recursos públicos, estimulando uma cultura de responsabilidade fiscal. Para isso, o IFGF analisa cinco variáveis: receita própria, gastos com pessoal, investimentos, liquidez e custo da dívida.
O índice é construído a partir dos resultados fiscais das próprias prefeituras, ou seja: informações de declaração obrigatória e disponibilizadas anualmente pela Secretaria do Tesouro Nacional (STN).
O ex-prefeito Isaac Carvalho, que atualmente ocupa a pasta de Planejamento e Parcerias Estratégicas, destaca que esse importante salto do município se deve a uma política de responsabilidade na aplicação dos recursos públicos, além de uma gestão focada no desenvolvimento.
"Quando assumimos a Prefeitura em 2009 encontramos um município endividado e sem capacidade de novos investimentos. Tivemos que arrumar a casa, equacionar dívidas e fazer os ajustes necessários para que Juazeiro pudesse sair da estagnação e acelerar o ritmo de crescimento que se mantém na gestão do prefeito Paulo Bomfim com positivos indicadores econômicos, sociais e fiscais", explicou.
3 comentários
11 de Aug / 2017 às 08h36
Índice ainda precisando melhorar muito, hoje em "C". Daqui a pouco vem uns que diz que o município dele é Capital do São Francisco, que diferente. Antes deles peço que coloque o da Capital aí.
11 de Aug / 2017 às 09h20
Se quer administrar o municipio, para quer vender seu melhor patrimônio. É por que quer delapidar o municipio. Essa é a intenção. Veja que não investe em nada, só tira para si e para os outros. Salários altíssimos de comissionados, emprego de militantes políticos para fazer da prefeitura alavanca política, E ainda vende o patrimônio público. Não deveria estar na cadeia? deveria.
11 de Aug / 2017 às 11h47
"excelente informação pros juazeirenses". em que mundo de faz de contsa esses assessores e gestores vivem? excelente noticia pra mim é a extinção da maldita taxa que tá vindo na água e da queda no valor do iptu e o fim das muricocas