Juazeiro realizará a XI Conferência Municipal de Assistência Social

A prefeitura de Juazeiro através da Secretaria de Desenvolvimento Social, Mulher e Diversidade (SEDES) e do Conselho Municipal de Assistência Social realizará nos próximos dias 19 e 20 de Julho no Auditório Multi Eventos da Univasf, a XI Conferência Municipal da Assistência Social que terá como tema ‘Garantia de Direitos no Fortalecimento do SUAS’.

A Conferência Municipal será um espaço para trabalhadores, entidades e gestão pública avaliarem e proporem ações para o fortalecimento da assistência social. A programação trará apresentações culturais, palestras, debates e trabalhos em grupo com a participação de autoridades ligadas à assistência social, usuários e trabalhadores.

Os trabalhos em grupo serão divididos em 4 eixos-temáticos sendo eles: a proteção social não-contributiva e o princípio da equidade como paradigma para a gestão dos direitos socioassistenciais; gestão democrática e controle social: o lugar da sociedade civil no SUAS; acesso  às seguranças socioassistenciais e articulação entre serviços, benefícios e transferência de renda como garantia de direitos socioassitenciais; e a legislação como instrumento para uma gestão de compromissos e corresponsabilidades dos entes federativos para a garantia dos direitos socioassistenciais.

Para a diretora de Proteção Especial da SEDES, é importante que as propostas sejam construídas em conjunto, governo e sociedade civil, para que atendam às demandas de quem verdadeiramente necessita. “A conferência vem reafirmar o papel da Assistência Social como política garantidora dos direitos e da necessidade de tornar visível esta contribuição para a nossa sociedade a ponto de trazer os beneficiários para o centro do debate, pois cada comunidade é que conhece de perto a sua necessidade, sua realidade de vida e os direitos que ainda não consegue alcançar”, declarou a diretora de Proteção Especial, Fátima Carvalho.

O evento tem início dia 19 às 18h com o credenciamento e abertura às 19h.

Por Fabiana Diniz/SEDES