Nesta quarta-feira (26) o Programa Café com o Blog, apresentado na página oficial do Blog Geraldo José no Facebook, debateu os perigos do jogo virtual Baleia Azul que vem vitimando crianças e adolescentes no Brasil e em outros países. Participaram da entrevista a psicóloga Letícia de Oliveira e a Delegada Regional da Polícia Civil de Juazeiro, Lígia Nunes.
Durante o programa as convidadas alertaram os pais sobre os comportamentos que podem levantar suspeitas para os sintomas de depressão nas crianças.
A Delegada Ligia Nunes pontuou que os pais devem estar atentos as mudanças de comportamentos dos seus filhos. “A observação dos pais, a observação do comportamento dos jovens, a primeira mudança de comportamento devem ser investigadas. A observação é o primeiro passo para sondar esse jovem que está em processo de depressão”, afirmou.
A Psicóloga Letícia de Oliveira explicou a importância dos pais observarem seus filhos dentro do ambiente familiar. “É no ambiente familiar que os pais devem observar seus filhos. A família precisa estar presente. No ambiente familiar pode haver traumas e o jovem pode não saber lidar com eles. É extremamente importante observar quem são os amigos, as mudanças repentinas, o rendimento escolar”, disse.
Nos casos em que se perceba que a criança ou jovem está envolvida no jogo digital é importante que a Polícia Civil seja acionada. Segundo a Delegada Ligia Nunes a polícia está interligada com as redes de relacionamento e que com investigação, inclusive com perícias em aparelhos eletrônicos, pode-se chegar aos autores do crime. Sendo comprovado o crime, os envolvidos podem ficar de 2 a 6 anos de reclusão conforme previsto no Artigo 122 do Código Penal.
Caso Vitória Sena
Na semana passada a adolescente Vitória Sena, 15 anos, foi encontrada morta às margens do Rio São Francisco em Petrolina. A família suspeitava que a morte tinha envolvimento com o jogo virtual Baleia Azul. Durante a entrevista no programa Café com o Blog a delegada da Polícia Civil, Ligia Nunes, informou que as investigações estão a todo vapor, mas que não há dados fortes indicando a influência do jogo na morte da menina. “Ela poderia estar em outros grupos da internet, mas não foram encontrados indícios de que ela estivesse no grupo Baleia Azul”, afirmou a delegada.
Assista a entrevista completa no player abaixo seguindo até o tempo 10min30s. O programa Café com o Blog voltará na próxima quarta-feira (03-05).
Da redação Alinne Torres/ Fotos Italo Duarte
1 comentário
27 de Apr / 2017 às 06h31
Pior que Baleia Azul e o Mixel Temi cortar direitos dos assalariados e dificultar a aposentadoria dos assalariados?? O Brasil ta sem rumo. O Brasil na mão dos milionário e traidores ? Lula dos assalariados volta logo.