Hoje, sexta-feira (09), é o Dia do Fonoaudiólogo, um profissional bastante importante para a assistência aos recém-nascidos do Hospital Dom Malan/IMIP, em Petrolina (PE). Na unidade são desenvolvidas atividades voltadas para o desenvolvimento da criança nos setores da Unidade Terapia Intensiva Pediátrica, Berçário Interno e Externo, Pediatria e nos alojamento Canguru e Conjunto e Patológico.
“A função do fonoaudiólogo no Hospital Dom Malan é voltada para as atividades preventivas, avaliação e diagnósticos, orientação, terapia da comunicação (habilitação e reabilitação) estimulação das funções neurovegetativas (sucção, deglutição, respiração e audição), objetivando a importância do aleitamento materno como uma forma de orientação e estímulo de amamentação natural, enfatizando quais os benefícios que promove o desenvolvimento sadio do bebê”, ressalta a profissional Rosimery Quintino da Silva que desempenha a função a 1 ano e 5 meses.
“O nosso público alvo no HDM são bebês recém-nascidos, prematuros, crianças que apresentam um cuidado especial quanto a sua forma de alimentação: via oral (amamentação), dieta por sonda (nasoenteral ou orogástrica) e a dieta no copo, além da assistência a adultos internos também. O profissional ingressa na equipe atuando de forma multi e interdisciplinar”, complementa a fonoaudióloga.
“Ficamos responsáveis pelos setores do hospital no atendimento ao leito, para estimular a comunicação, a sucção nutritiva e não-nutritiva, a deglutição, respiração, manobras quanto as funções neurovegetativas. E também por realizar os exames auditivos específicos da audição, conhecido como “Teste da orelhinha”, sendo o objetivo é detectar precocemente possíveis deficiência auditiva”, finaliza Rosimery.
Ascom
0 comentários