Unidade de Saúde do bairro Santo Antônio realiza atividades em prol a saúde do homem

A Secretaria de Saúde de Juazeiro vem realizando atividades e ações de conscientização para os cuidados básicos com a saúde do homem nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município, em prol da campanha 'Novembro Azul'. Terça-feira as equipes de Saúde da Família do bairro Santo Antônio I e II promoveram um encontro na Igreja da comunidade com homens do bairro para alertar sobre a prevenção ao câncer de próstata.

Cerca de 70 homens do bairro participaram da ação. A ideia é intensificar a campanha Novembro Azul, que busca desmistificar a doença do câncer de próstata, conscientizando os homens sobre a importância do exame preventivo.

De acordo com uma das enfermeiras da Unidade, Altamira Moreira, durante toda a manhã a UBS ofertou teste de glicemia, aferição de pressão, orientação sobre alimentação saudável e atividade física, alem de palestra de prevenção ao câncer de mama e café da manha. "Essa é uma oportunidade de estarmos mais próximos da comunidade e fazer um trabalho de prevenção com diálogo e saber de suas demandas para que possamos oferecer ainda mais serviços de qualidade", disse.

Para o usuário, José Fernando de 64 anos, a palestra foi muita importante para conhecer mais sobre a doença. "A nossa saúde não tem preço. É preciso que os homens quebrem de vez esse tabu do exame de próstata e cuidem de sua saúde. Foi uma manhã muito proveitosa e de rico conhecimento. Eu confesso que tinha certo preconceito, mas vou fazer meus exames regulamente", disse o aposentado

Segundo a psicóloga residente da Unidade, Bruna Ruana, as ações da campanha Novembro Azul, com palestras educativas têm chamado atenção dos homens sobre essa doença. "O trabalho educativo tem feito os homens de Juazeiro procurar as unidades e se prevenir contra o câncer. Vale lembrar que o câncer de próstata sendo diagnosticado no início, as chances de cura, são de 95% Por isso, esses homens devem buscar as unidades de saúde durante todo o ano, não apenas durante este mês", explicou a residente.

Ascom/Juazeiro