Vários retrocessos vieram junto com o governo interino desde o primeiro dia. Um ministério do tempo do Brasil Império – só homens de bens e brancos, sem negros, mulheres e indígenas -, o anúncio do corte na saúde, na educação, encolhimento do SUS, desvinculação do salário dos aposentados em relação ao salário mínimo, eliminação do MINC, daí prá frente.
Dentre esses retrocessos os que mais impactam o Semiárido são o da educação, saúde e a desvinculação do salário mínimo, do qual dependem aproximadamente 100 milhões de brasileiros.
Porém, há retrocessos que o Brasil em geral não vê, a não ser nós que moramos por aqui, na busca de vida melhor para a população nordestina que sempre esteve à margem dos avanços brasileiros.
O paradigma da "convivência com o Semiárido", ganhou carne com os programas "Um Milhão de Cisternas" (P1MC) e o Programa Uma Terra e Duas Águas (P1+2), da ASA. O primeiro visando a captação da água de chuva para beber e o segundo para produzir.
Em aproximadamente 15 anos 1 milhões de famílias recebeu a cisterna para beber e cerca de 160 mil famílias uma segunda tecnologia para produzir. É lindo, até emocionante, quando em plena seca vemos espaços tomados de verde com hortaliças ao redor de uma cisterna de produção. Essas tecnologias ainda teriam que ser replicadas ao milhões para garantir a água para beber e produzir, ofertada gratuitamente pelo ciclo das chuvas.
Junto com esses programas veio a expansão da infraestrutura social da energia, adutoras simples, telefonia, internet, melhoria nas habitações rurais, estradas, etc.
A valorização do salário mínimo e o Bolsa Família injetaram dinheiro vivo nos pequenos municípios, movimentando o comércio local, o maior beneficiário desses programas.
Houve também contradições profundas, como a opção pela mega obra da Transposição de Águas do São Francisco ao contrário de adutoras simples e a implantação das cisternas de plástico por Dilma no seu último governo. Além do mais, ela estava encerrando o programa de cisternas para beber, alegando que já tinha atingido o número de famílias necessitadas.
Detalhe, o ministro para o qual ela liberou as cisternas de plástico, orientou o filho para votar contra ela na Câmara dos Deputados e agora ele é ministro das Minas e Energia.
Mas, esse avanço pressupôs a organização da sociedade civil articulada na ASA e a chegada ao poder de governos estaduais menos coronelísticos e corruptos. Sobretudo, supôs o apoio do governo federal a esses programas da sociedade civil.
Acabou. Se perguntarem ao atual presidente onde fica o Semiárido Brasileiro, é provável que ele diga que fica no Marrocos. Como não tem base na região, vai entrar pelas mãos dos velhos coronéis ou de seus descentes.
Não é possível destruir a infraestrutura construída. Ela tornou o Semiárido melhor, sem fome, sem sede, sem migrações, sem mortalidade infantil. Mas, há muito ainda a ser construído para não haver mais retorno ao ponto da miséria. Uma delas é a geração de energia solar de forma descentralizada, a partir das casas. Dilma não quis dar esse passo.
Os velhos problemas poderão voltar? No que depender das políticas públicas federais, sem dúvida nenhuma. Quem está no poder não enxerga o Semiárido.
Tempos estranhos, quando setores da sociedade brasileira preferem retroceder aos tempos da miséria total e parte da população se alegrar com esses retrocessos.
Por Roberto Malvezzi (Gogó)
10 comentários
18 de May / 2016 às 13h07
Caia fora seu comunista, mude seu nome pra Gagá que combina mais. Eu poderia passar horas aqui humilhando esse pensamento lixo que você tem, mas não vou perder meu tempo com lunáticos viúvas de um governo comunista. Eu já disse, tá com saudade de viver no governo da foice e do martelo? As viagens pra Cuba já foram liberadas.
18 de May / 2016 às 13h18
O semiárido sempre foi curral de votos dos mais espertos. E com os corruPTos não foi diferente. Ratearam programas sociais e os que passaram das metas foram cancelados. Água para Todos, aumento das prestações do Minha Cada MV, etc... No nordeste teríamos água mineral nas torneiras se os comunistas bolivarianos não tivessem roubado tanto e também construído obras em país de ditadura vermelha.
18 de May / 2016 às 13h36
A DESONESTIDADE INTELECTUAL DESSA ESQUERDA NAO TEM LIMITES,O GOVERNO NAO TEM NEM UMA SEMANA E JA FICAM BATENDO NA MESMA TECLA,QUEM ACABOU O BRASIL FORAM VCS,LADROES,CAFETOES DA POBREZA,TENHAM PACIENCIA
18 de May / 2016 às 13h50
Gogh você é ótimo
18 de May / 2016 às 14h43
esperando um artigo com uma boa MEA CULPA sobre as trapalhadas do PT, que INCLUSIVE ainda se dispoe a aliar-se ao PMDB....
18 de May / 2016 às 15h32
O muro das a lamentações ficam em Jerusalém. Não tem jeito não, a vaca foi pra o brejo. A situação do pobre brasileiro é braba.
18 de May / 2016 às 21h11
Eu fico aqui com meus botões a pensar o que é que esse povo tem na cabeça. Não pode ser neurônios, com certeza!!! Deixaram o país em clima de terra arrasada, acabaram com os programas sociais porque o dinheiro que deveria ser destinados oas referidos programas estão em contas polpudas na Suíca, botaram a demente da Dilma numa enrascada, tão tudo no caminho da papuda e ainda se arvoram a escrever sobre o caos do governo de uma semana...Eu pensava que essa gente tinham neurônio, mas me equivoquei redondamente...eu ein?!!!
18 de May / 2016 às 21h21
aLÔOOOOUUU. BOTEM NA CABEÇA DE VOCÊS...OPOSIÇÃO EM TODA BIBOCA DO MUNDO, INCLUSIVE NAS NAÇÕES CIVILIZADAS, FOI FEITA PRA DERRUBAR SE TIVER CHANCE, JUIZ ESTUDA PRA PRENDER, SE TIVER CRIME, IMPRENSA PRA BOTAR NA BOCA DO MUNDO, SE EXISTIR O FATO...E AINDA SOBRA GENTE COMO GOGÓ, PRA FAZER PAPEL DE CÚMPLICE E DISPOSTO A VISITAR A COMPANHEIRADA NAS VISITAS DOS DOMINGOS, COM REVISTA E TUDO...
19 de May / 2016 às 02h05
Qdo no poder se aliaram a collor, renan, maluf, cezar borges, pedro alcantara via apoio do tiano e mazelas, veloso, PmdB. Nao ouviram Helolsa Helena, joseph, jandir, o bispo de barra, os ex pt e pc do b e por ai vai. Eles na surdina pisaram nas suas cabeças e continuvam pisando. O que PT devia ter feito isso. Mas como dizem queriam virar da noite pro dia mauricinhos de media a alta vida classe. Quem viu, viu e sentiu. O ISAC e sua turma são exemplos disso. Todos ladroes.
19 de May / 2016 às 10h12
É BOM OUVIR OS ARGUMENTOS SÉRIOS DE QUEM ESTÁ MERGULHADO NA QUESTÃO DO SEMI ÁRIDO HÁ VARIAS DÉCADAS.OS POLÍTICOS DE PERNAMBUCO FOI OS QUE MAIS CUSPIRAM NO PRATO QUE COMERAM.ISSO TEM UMA EXPLICAÇÃO,ELES SÃO ELITIZADOS.E O POVO QUE SE EXPLODA.