Juazeiro: Aos 66 anos, dona Ideilda Tavares dos Santos descobre no teatro muito mais do que uma atividade cultural

Aos 66 anos, Dona Ideilda Tavares os Santos descobriu no teatro muito mais do que uma atividade cultural. Encontrou um espaço de acolhimento, convivência, aprendizado e valorização pessoal que transformou sua rotina e fortaleceu sua participação na comunidade.

Moradora do Bairro Tabuleiro, ela passou a integrar as oficinas de teatro realizadas no CEU das Artes Alan Cleber Souza Dantas, desenvolvidas pela Associação de Desenvolvimento Comunitário do Tabuleiro (ADCT) com recursos da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB), por meio do Ministério da Cultura, Governo Federal, em parceria com a Prefeitura Municipal de Juazeiro e a Secretaria de Cultura, Turismo e Esportes. 

Embora as atividades fossem inicialmente voltadas para crianças e adolescentes, Dona Ideilda não hesitou em aceitar o desafio de participar e explorar um potencial artístico que até então permanecia adormecido.

Durante três meses, ela dedicou parte de seu tempo às oficinas semanais, participando de dinâmicas, jogos teatrais, exercícios de expressão corporal e atividades de criação coletiva. Entre uma atividade e outra, foi construindo novas amizades, ampliando sua convivência com pessoas de diferentes idades e fortalecendo sua autoestima.

O que começou como uma simples curiosidade transformou-se em uma experiência marcante. Ao longo do processo, Dona Ideilda percebeu que ainda podia aprender, criar, se expressar e ocupar espaços de protagonismo. As oficinas passaram a representar momentos especiais em sua semana, ajudando-a a superar o cansaço da rotina diária e proporcionando bem-estar, alegria e um renovado sentimento de pertencimento.

Os resultados dessa trajetória já puderam ser vistos na culminância da primeira etapa do projeto, quando Dona Ideilda subiu ao palco e participou da apresentação teatral realizada pelos integrantes da oficina. Agora, ela se prepara para um novo desafio: participar do Festival de Cultura Popular do Bairro Tabuleiro, previsto para outubro. Na encenação, que retrata o cotidiano do CEU das Artes e sua importância para a comunidade, Dona Ideilda interpreta a personagem da prefeita, assumindo um papel de destaque e demonstrando toda a confiança adquirida ao longo da experiência.

Sua história revela o poder transformador da arte e da cultura na vida das pessoas. Mais do que desenvolver habilidades artísticas, as atividades do CEU das Artes têm promovido inclusão, fortalecimento dos vínculos comunitários, valorização da pessoa idosa e oportunidades para que cada participante descubra novas possibilidades para sua vida.

A trajetória de Dona Ideilda é um exemplo de que nunca é tarde para aprender, sonhar, criar e ocupar novos espaços. E é justamente essa transformação que inspira e reafirma a importância da continuidade das ações culturais desenvolvidas no CEU das Artes para toda a comunidade.

Associação de Desenvolvimento Comunitário do Bairro Tabuleiro. Foto divulgação