
Nesta quarta-feira (22), o Café com Blog, da Rede GN, recebeu os advogados Dr. Pedro Cordeiro Filho e Luiz Antônio Costa para discutir um tema que mexe diretamente com o sentimento do povo juazeirense: a autoestima da cidade. O debate ganhou força após a repercussão de um vídeo publicado pelo influenciador de viagens, Anderson Dias, com perfil no Instagram @196sonhos , que comparou Juazeiro e Petrolina, gerando críticas e reações entre moradores.
Durante a entrevista, o advogado Pedro Cordeiro Filho avaliou de forma crítica o conteúdo publicado e minimizou qualquer impacto real na relação entre as duas cidades, destacando que a tentativa de provocar rivalidade não teve o efeito esperado.
“Eu acho que ele foi infeliz. Agora é esperar. Diferente de uma influência que anda caçando conteúdo, é a gente esperar demais, né? Eu acho que a percepção é completamente diferente. Se ele imaginou colocar uma rivalidade, eu acho que ele não teve sucesso nas pretensões dele. Os juazeirenses, ao invés de pessimismo, ele tem um senso crítico aguçado, isso aí é fato. Quando ele aponta algum defeito, tá muito distante dele desprestigiar a sua cidade, afirmou.
O advogado também ressaltou que, apesar das críticas pontuais, há um sentimento consolidado de orgulho entre os moradores de Juazeiro, que vai além de aspectos estruturais da cidade.
“E eu vejo um sentimento de orgulho muito grande de Juazeiro, não só em relação à situação estética e urbana da cidade, que ela tem avançado gradativamente, mas tem avançado; mas principalmente em relação aos nossos conterrâneos que saíram daqui e fizeram fama, que eu acho que fala muito mais alto e grita muito mais forte do que propriamente um influenciador desse que vem pra tentar criar algum tipo de conteúdo meio infeliz”, completou.
Ainda segundo Pedro Cordeiro, tentativas semelhantes tendem a fracassar, já que a rivalidade histórica entre Juazeiro e Petrolina não tem mais a mesma intensidade de outros tempos.
“A impressão que eu tenho é essa. E a certeza que eu tenho é que esse tipo de comportamento, se tiver alguma outra tentativa, ela vai ser uma mesma atitude frustrada, porque não vai surtir o efeito que eles esperavam. Acho que a rivalidade não foi aguçada. Existiu uma rivalidade lá atrás, mas hoje a gente não vê mais isso acentuado. Existem diferenças estéticas nas duas cidades, como existem diferenças culturais, e as duas cidades hoje se irmanam e convivem muito bem com essas diferenças”, disse.
Na sequência, o debate avançou para uma análise mais crítica sobre a intencionalidade do conteúdo publicado. Os apresentadores destacaram que o influenciador teria selecionado recortes negativos de Juazeiro para comparar com pontos positivos de Petrolina, o que levantou questionamentos sobre possível estratégia para gerar engajamento.
A partir desse gancho, o advogado Luiz Antônio Costa foi provocado a analisar o caso sob a ótica jurídica, especialmente sobre os limites desse tipo de conteúdo e a possibilidade de responsabilização.



5 comentários
23 de Apr / 2026 às 13h10
Não existe rivalidade entre juazeiro em petrolina até pq petrolina não tem o que rivalizar com juazeiro.
23 de Apr / 2026 às 17h53
Nao tem mais rivalidade pra criar, Juazeiro parou no tempo e no espaço, ela está numa situação sem volta.
24 de Apr / 2026 às 16h03
É a falta do que fazer ou a pretensão de querer APARECER. São duas cidades que se completam. Quando se fala o nome de uma, automaticamente vem o da outra. Falar da estrutura de cada uma no sentido positivo, crítica construtiva, é válido. Mas querer aguçar rivalidade é algo pernicioso, porque a população das duas cidades se entrelaçam.
26 de Apr / 2026 às 12h05
Penso que talvez seja "falta do que fazer", mesmo. Que as duas cidades sigam suas jornadas, enfim...
28 de Apr / 2026 às 14h44
Vdd, Juazeiro e petrolina são uma cidade só. Sou de Juazeiro, nunca rivalizei com os irmãos de petrolina e vice versa.