(2).jpg)
O desconhecido escrevinhador, identificado apenas como escorpião, me lembra Joseph Bandeira, um dos maiores líderes juazeirenses, que se notabilizou pelo populismo, mas também pela transparência: “O PT da boquinha”, é uma frase dele, repetida ao infinito, durante o período em que esteve de costas para a esquerda.
E nisso Bandeira acerta.
O PT caminhou por pouco tempo só. Entrou na primeira janela que se abriu, exatamente ao lado de Joseph; saltou rápido para Isaac e agora se deita, esplêndido, gordo e satisfeito, ao lado de Andrei. O Escorpião, provavelmente, se lambuzou em todos esses cenários.
Então, o PT pode. Ir da esquerda para a direita, de cima para baixo. O Vereador não. O Escorpião exige coerência, mas, como é de “sua natureza”, se esconde no anonimato, no escuro, nas sombras, no aguardo da recompensa por sua ferroada.
O escrevinhador, por conveniência e para merecer o ganho, compara Política, assim mesmo com letra maiúscula, com torcida de futebol. Nasci Botafogo, tenho de viver e morrer Botafogo. Nada mais falso.
Não é preciso repisar os fatos. Só não estão à vista da população de Juazeiro: onde está a obra da nova UPA? Onde está a feira livre de Maniçoba ou as ruas calçadas? Onde está o dinheiro para os canais? Ou a reforma da Maternidade e as novas UBS?
Lembro que comecei minhas cobranças dizendo que nenhum dos meus eventuais adversários nunca colocou em dúvida meu amor à Juazeiro, diferente do PT, que ama e gruda nas benesses do poder.
Fui oposição e mantive coerência. Fui situação e mantive minha liberdade para criticar. Carrego comigo a bagagem da história de meu avô e de meu pai, carrego comigo a dignidade de poder defender, criticar e optar pelo que for melhor para Juazeiro. Diferente do PT, nunca me bandeei em busca da calmaria e do bem estar.
Juazeiro não precisa de terraplanistas, de quem joga para debaixo do tapete verdades, não precisa de quem atira no mensageiro porque a mensagem não lhe agrada.
Juazeiro precisa de coragem, de quem possa fazer frente ao falatório vazio e cobre realizações. Juazeiro não é bando, não é gado, não é silêncio.
Se hoje meu nome é indignação, amanhã poderá ser reconhecimento; se hoje meu nome é cobrança, amanhã poderá ser agradecimento. O que não farei será acomodar-me, nos vãos, no escuro e de “boquinha” ficar silencioso e satisfeito.
Para voltar ao escrevinhador: Uma ovelha dessedentava-se no riacho, logo abaixo de um leão. O leão, todo poderoso, volta-se para a ovelha e diz: “Você se atreve a beber nesse riacho? Está sujando a água que vou beber!”
A ovelha, pacata, porém firme, retruca: “Senhor Leão, estou abaixo do senhor. A água que estou bebendo já passou pelo senhor”
“Ora” – ruge o Leao – “Você ousa me criticar? Diz que minto? Diz que erro?” – E, sem pestanejar, ataca a ovelha e a devora.
Poderei ser devorado pelo silêncio cúmplice de quem apanha as migalhas do banquete do poder, poderei ser caluniado pelos escorpiões; porém, deixo de ser apenas Alex Tanuri, o inconformado, para ser História na boca, na lembrança e na coragem do Povo de Juazeiro.
Vereador Alex Tanuri



6 comentários
27 de Mar / 2026 às 13h26
Parabéns, vereador. Quando Deus quer, até às estrelas caem.
27 de Mar / 2026 às 13h31
Meu vereador, parabéns!! por exerce sua função com dignidade.
27 de Mar / 2026 às 13h49
Alex tanury, suas crônicas não tem respaldo? comentar as falas da família a onde a predominância política navegou é complicado ! Vereador por alguns mandatos sem ter feito nada de positivo? falam de amor por Juazeiro não por os contribuintes JUAZEIRENSE QUE TE ESCOLHEU PRÁ SER NA CÂMARA A VOZ DO POVO?ser Vereador em Juazeiro é motivos de STATUS GANHAM BEM TEM PODER E CACIFE PARA MANDAR E DESMANDAR NA CIDADE DE JUAZEIRO? Pobre JUAZEIRO.
27 de Mar / 2026 às 14h14
Até que fim fez uma coisa que preste
27 de Mar / 2026 às 15h57
É engraçado em ano de eleição aparece isso foram 3 anos e nada desse vereador colocar isso aí o povo de Juazeiro tem que ficar ligado com esse vereador um carlista de primeira que entrou no partido do presidente Lula do governador o PT e no governo municipal é aliado de Isaac e só entrou no PT porque Isaac era o escolhido pra ser candidato a prefeito pelo PT naquele momento na pré campanha.
27 de Mar / 2026 às 16h45
Curtas da semana: O mais novo pre-candidato a deputado federal é Leonardo bandeira... Não se sabe ainda se Joseph virá para estadual ou irá fazer a parceria novamente com Roberto Carlos, vamos aguardar cenas dos próximos capítulos.