27ª edição da Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios, entre os dias 18 e 21 de maio

O ano de 2026 será marcado pelas eleições gerais para presidente da República, governadores, deputados e senadores. As lideranças serão responsáveis, a partir de 2027, por definirem como as demandas dos Municípios serão abordadas.

Por isso, na 27ª edição da Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios, entre os dias 18 e 21 de maio, o presidente da Confederação Nacional de Municípios (CNM), Paulo Ziulkoski, fará uma sabatina com pré-candidatos à Presidência. 

Os pré-candidatos serão escolhidos com base em resultados das pesquisas eleitorais e nos cenários que são apresentados por elas. Durante uma hora de sabatina, Ziulkoski deve questionar os pré-candidatos sobre demandas estruturantes dos Municípios em áreas como Saúde, Assistência Social, Educação e Finanças. Além disso, temas como segurança pública, programas federais e emergência climática também devem estar no rol de perguntas do líder do movimento municipalista. 

Após passarem pela sabatina com o presidente da CNM, os políticos deverão assinar um documento se comprometendo com a pauta prioritária dos Municípios caso sejam eleitos. Eles também devem participar de coletiva de imprensa com os jornalistas presentes no evento.