
Já está disponível no site (https://capacitacaoetransformacao.org/) da Rede CT – Capacitação e Transformação o resultado da seleção para formação gratuita em elaboração de projetos esportivos. Em 2026, 124 Organizações da Sociedade Civil (OSCs) das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste participarão de uma formação gratuita focada na elaboração de projetos esportivos e na captação de recursos via Lei Federal de Incentivo ao Esporte (LIE).
O projeto busca combater a desigualdade na distribuição de verbas esportivas no Brasil. Segundo dados do Painel do Esporte de 2025, as regiões Sul e Sudeste ainda concentram 86% dos recursos públicos captados, evidenciando a necessidade de profissionalizar instituições em outras áreas do país.
Para Alceu Campos Neto, diretor executivo do Instituto Futebol de Rua (FdR), uma das instituições realizadoras da Rede CT, dar início ao terceiro ano do projeto prova que capacitar empreendedores sociais em regiões ainda pouco contempladas pela LIE transforma vidas e gera oportunidades. Em 2026, aliás, o Instituto Futebol de Rua completa 20 anos de atividade.
“Desde o início do nosso trabalho no Instituto Futebol de Rua em 2006, já levamos oportunidades, cidadania e novas perspectivas a mais de 74 mil jovens e adolescentes em todos os estados do Brasil, atuando em mais de 150 municípios. Hoje, por meio da Rede CT, que fazemos em parceria com a Igapó, podemos expandir nosso alcance, trocando conhecimento e inspirações para organizações das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste que procuram fazer a diferença junto às comunidades em seus territórios”, afirma Campos Neto.
O Projeto CT oferece 32 horas de capacitação estruturada em oito módulos que abrangem desde a introdução ao mecanismo da Lei de Incentivo e elaboração de projetos até a execução, prestação de contas, gestão financeira e comunicação institucional. Além do conteúdo técnico, a formação inclui temas como equidade e captação de recursos, oferecendo materiais didáticos digitais, encontros on-line para tirar dúvidas e um ambiente de troca entre as organizações selecionadas.
Em 2026, a Rede CT promoverá ainda encontros presenciais nas regiões de atuação, oferecendo mais informações a respeito da estruturação de projetos e temas relacionados à LIE. Também serão realizadas novas ações envolvendo empoderamento feminino em projetos sociais e uma websérie que apresentará a trajetória das organizações participantes.
As instituições aprovadas para o ciclo de 2026 devem realizar a matrícula obrigatória até o dia 27 de fevereiro, através de um link que será enviado por e-mail. Em caso de surgimento de vagas remanescentes, a convocação de suplentes seguirá a ordem de classificação.
Participação nordestina
Com 41% das instituições selecionadas, o Nordeste lidera o ranking de participação no projeto, seguido por Norte (30%) e Centro-Oeste (29%). Na região, o Ceará é o estado de origem da maior parte das instituições contempladas pela iniciativa, com 55 inscritas e 10 selecionadas.
Em seguida, Pernambuco aparece com 31 instituições inscritas e nove selecionadas. Em terceiro lugar, a Bahia conta com 43 instituições inscritas e oito selecionadas. Confira os números da região:
Número de instituições selecionadas por estado:
Ceará: 10
Pernambuco: 9
Bahia: 8
Maranhão: 5
Paraíba: 4
Alagoas: 4
Rio Grande do Norte: 4
Sergipe: 3
Piauí: 3



0 comentários