
Em vídeo publicado nas redes sociais, Lula aparece semeando um pé de uva enquanto manda recados a Trump. O brasileiro afirmou que planta comida, “não violência ou ódio”.
“A uva brasileira, desenvolvida pela Embrapa, que é uma das maiores empresas de tecnologia agrícola do mundo. Por isso, Trump, eu queria aproveitar este sábado, em que estou plantando o pé de uva Vitória aqui no Palácio da Alvorada, um lugar que eu espero que um dia você possa visitar, para que a gente possa conversar e para que você conheça o Brasil verdadeiro”, disse o presidente.
A declaração de Lula ocorre na esteira da tarifa de importação de 50% aplicada pelos Estados Unidos sobre produtos brasileiros. A medida entrou em vigor no último dia 6.
Trump justificou a sobretaxação como uma maneira de combater políticas e ações “incomuns” e “extraordinárias” do governo brasileiro que, segundo ele, prejudicam empresas norte-americanas, os direitos de liberdade de expressão dos cidadãos dos EUA, além da política externa e da economia do país.
“Estou plantando comida, e não violência ou ódio. Espero que um dia a gente possa conversar, presidente Trump, para o senhor aprender a qualidade do povo brasileiro”, afirmou o petista no vídeo.
Para Lula, o Brasil verdadeiro é aquele com “o povo que gosta de samba, Carnaval, futebol, dos Estados Unidos, da China, da Rússia, do Uruguai, da Venezuela”.
Recentemente, Lula anunciou que convidou Donald Trump, por meio de uma carta, para a COP30, que será realizada em novembro em Belém, no Pará.
O petista também confirmou que está com o discurso pronto para falar na Assembleia Geral da ONU (Organização das Nações Unidas), que será realizada em 23 de setembro, em Nova York.
O representante brasileiro é sempre o primeiro a discursar na Assembleia. Lula comentou sobre a expectativa de encontrar Donald Trump.
Fonte: CNN Brasil



5 comentários
17 de Aug / 2025 às 14h53
Sempre usando de piadas para tratar de assuntos sérios, primeiro a jabuticaba agora a uva , comporte se como um líder político não como um debochado, o vale do São Francisco agradece se conseguir reverter o tarifaço que o seu governo conseguiu para o Brasil
17 de Aug / 2025 às 23h17
O Lula do PT, do lava à jato, nunca arou um cm de terra e nunca pegou numa enxada para limpar nada e, agora, diz que planta Uva. Será que tem alguma fazenda em nome de Laranja, tal qual o sítio de Atibaia, ou já está querendo se apropriar da plantação de Alguém.. Esse cara não perde a mania de usurpação nunca!!!
17 de Aug / 2025 às 23h20
O Lula do PT, do lava à jato, nunca arou um cm de terra e nunca pegou numa enxada para limpar nada e, agora, diz que planta Uva. Será que tem alguma fazenda em nome de Laranja, tal qual o sítio de Atibaia, ou já está querendo se apropriar da plantação de Alguém.. Esse cara não perde a mania de usurpação nunca!!!
18 de Aug / 2025 às 06h15
Esse fanfarrão é uma comédia.aimda fica zombando da situação
18 de Aug / 2025 às 09h47
Só comentários.de bozzonarita porque não consegui ver o lula. Kkkk