No mês de junho, marca-se o período de Combate à Desnutrição Hospitalar e o Hospital Universitário da Univasf (HU-Univasf/Ebserh) apoia a integração interdisciplinar para aumentar a conscientização em torno do tema e aprimorar a recuperação dos pacientes internados, com base na campanha impulsionada pela Sociedade Brasileira de Nutrição Parenteral e Enteral (BRASPEN/SBNPE).
Neste sentido, a equipe de Nutrição Clínica do HU-Univasf, em parceria com estagiárias de Nutrição da Universidade de Pernambuco (UPE), realizou a produção de um vídeo com abordagem didática acerca do tema, visando informar a equipe multiprofissional, bem como a população em geral, abordando a importância da alimentação no âmbito hospitalar.
Inspirado na campanha de combate à desnutrição hospitalar da BRASPEN, o vídeo aborda dados preocupantes acerca dessa condição e retrata o quanto a alimentação impacta o estado nutricional e o quadro clínico do paciente, atuando como um fator contribuinte para o processo cicatrização, redução de complicações cirúrgicas e infecciosas, na diminuição do tempo de internação hospitalar, na superlotação do sistema de saúde e nos custos hospitalares com o paciente.
No âmbito HU-Univasf, de todos os pacientes que foram avaliados nutricionalmente, no período de janeiro a maio de 2023, 21,6% apresentaram algum grau de desnutrição. Tal indicador reflete a realidade nacional, que aponta uma prevalência de desnutrição variando entre 20 e 60%, sendo esta prévia ou durante internamento, de acordo com dados da BRASPEN.
Sendo assim, o material audiovisual produzido busca sensibilizar a equipe multiprofissional para o combate à desnutrição hospitalar e reforçar a importância da alimentação no decorrer do período de internação, extrapolando este cuidado para além do Junho Verde.
Ascom HU/Univasf
0 comentários