A prefeitura de Juazeiro, através da Agência de Desenvolvimento Econômico, Agricultura e Pecuária (Adeap), em parceria com o Instituto Rede Mulher Empreendedora, apoiado pelo Google, realizou na manhã desta sexta-feira (16), a segunda qualificação gratuita voltada para mulheres empreendedoras, no Espaço Colaborar.
Vinte e cinco mulheres participaram da oficina, que desta vez, foi sobre Finanças do Negócio, onde as participantes puderam aprender sobre: Qual a importância de separar o dinheiro pessoal e do negócio, organização financeira: o que é receita, despesa, lucro e investimento, como fazer um fluxo de caixa, o que é capital de giro, precificação: como calcular o preço de venda para conseguir pagar o custo e ter lucro, entre outros.
"O coração de qualquer atividade econômica é o setor financeiro, é a partir do planejamento que as empresas tomam as suas decisões sobre investimento, contratação de pessoas e compra de material para estoque ou produção. Um financeiro bem organizado, garante maior capitalização e ganhos", explicou a multiplicadora da Rede Mulher Empreendedora, Queliane Martins, que ministrou a oficina.
A empreendedora Ingrid Rodrigues foi uma das participantes. Ela produz suspiros e está em busca de desenvolver a sua atividade. "Foi muito bom, agora é tirar do papel aquilo que aprendi aqui, como por exemplo, separar o dinheiro pessoal do da empresa", revelou Ingrid.
"Considero a troca de experiências entre as empreendedoras, a criação de possíveis relacionamentos, como o mais importante nessas qualificações, pois tudo isso ajuda no desenvolvimento delas e seus empreendimentos" enfatizou Risete Dias, uma das servidoras da Adeap que ajudaram a organizar a qualificação.
A primeira oficina
Em maio passado ocorreu a primeira oficina do Programa Ela pode sobre empreendedorismo e teve a participação de 42 mulheres. "Aos poucos vamos movimentando o Espaço Colaborar com cursos e oficinas gratuitas, visando qualificar trabalhadores e pequenos empreendedores, como forma de aumentar a geração de emprego, ocupação e renda. Esse é o propósito da prefeita Suzana Ramos para o desenvolvimento econômico de Juazeiro que nós buscamos atender ", afirmou o secretário Carlos Neiva.
Rinaldo Lima - Ascom Adeap/PMJ
0 comentários