A Secretaria de Educação de Sobradinho (SME) realizou na segunda e terça-feira, dias 5 e 6 de junho, no paço municipal, a culminância do Projeto Caatinga, com a participação de centenas de visitantes, alunos e professores das escolas e creches municipais.
Também participaram do evento, empreendedores locais e representantes das secretarias de governo que abraçaram a ação de educação ambiental no município.
Segundo a Secretaria de Educação, o Projeto Caatinga já faz parte do calendário escolar municipal e consta, inclusive, no Currículo de Sobradinho, como um Programa de Educação Ambiental Permanente, com foco na preservação do bioma caatinga e do Rio São Francisco, e que visa a promoção da consciência ambiental entre os estudantes.
"O Projeto Caatinga atua formando multiplicadores na importante tarefa de preservação do meio ambiente. Através de diversas atividades, os alunos são empoderados com o conhecimento, criam, reproduzem e transformam o que apreenderam em uma mostra de criatividade e sensibilização para a garantia da vida no planeta", esclareceu a Secretária de Educação, Ducilene Kestering.
Foi com o objetivo de expor o que os estudantes aprenderam e os trabalhos desenvolvidos em cada escola que a SME, com apoio da SIESP, montou 10 estandes de exposição e um palco onde os estudantes apresentaram números de dança, canto e teatro. Pelo palco ainda passaram as atrações musicais Laura Moral e o grupo Forro Pé de Serra.
Nos estandes, além da mostra dos trabalhos, as instituições presentes e participantes também acolheram os visitantes e comercializaram um cardápio junino típico. Entre as pessoas que prestigiaram o evento, estavam a primeira-dama, Adriana Sampaio, o vice-prefeito, Jarques Canturil, o Secretário de Turismo, Cultura e Esportes, Patrick Carvalho, Vereadores Caul Sena e Luizinho do Muck, dentre outras autoridades da cidade e região.
"Durante esses dois dias de culminância, a gente conjugou o verbo caatingar! Entendemos ser papel dos gestores da educação, fomentar e resgatar a cultura dentro das escolas. Com total apoio do Prefeito Cleivynho Sampaio, um amigo e incentivador da educação, estamos avançando nessa política educacional em Sobradinho. Aproveito para parabenizar as crianças, estudantes, as escolas, gestores e os professores pelos trabalhos belíssimos expostos e de grande êxito para a cidade. Quero agradecer às famílias que vieram visitar os estandes e a toda a comunidade que esteve presente em nossa festa cultural. Nossa missão é a de educar na diversidade do bioma caatinga e proporcionar uma reflexão sobre o semiárido, o que resultou nos trabalhos realizados desde o dia 28 de abril e nas apresentações nesses dois dias. Comprovamos assim, que essa missão vem sendo bem-sucedida", concluiu a secretária.
0 comentários