O Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA) dá início ao ciclo de palestras "Ruy Barbosa, do Império à República, uma vida dedicada à Nação", com um discurso do Desembargador Nilson Soares Castelo Branco, Chefe do Judiciário baiano, nesta quinta-feira (09).
A solenidade reúne autoridades locais e nacionais, bem como estudantes, pesquisadores, especialistas, profissionais do Direito e membros do Poder Judiciário.
"Hoje, passados 100 anos de sua morte, estamos e continuaremos reunidos aqui para exaltar a importância do Advogado, Político, Escritor, Jornalista e Diplomata Ruy Barbosa," proclamou o Presidente do TJBA. Conforme o Desembargador Nilson Castelo Branco, a data da morte do Jurista é especial para o povo brasileiro, não apenas pela relevância histórica da contribuição de Ruy Barbosa nos destinos da nação, mas também pela atualidade de seu percurso.
O seminário integra a programação especial promovida pelo TJBA para homenagear o Centenário da Morte de Ruy Barbosa. Realizado no Auditório Desembargadora Olny Silva, com transmissão ao vivo no Youtube, o evento segue até sexta-feira (10).
"Neste Seminário, serão apresentadas importantes palestras que evidenciarão a influência de Ruy Barbosa no Direito brasileiro, em seus mais variados ramos. Aproveitem este momento de reflexão e homenagem a uma das personalidades mais importantes da história do Brasil", afirmou o Chefe do Poder Judiciário baiano.
A solenidade de abertura contou com os Hinos do Brasil e da Bahia tocados pelo Clarinetista Subtenente PM Moisés Maia. Além disso, foram exibidos dois vídeos: um sobre o Colégio Ruy Barbosa, em Varsóvia, Polônia; e outro com recortes do evento realizado pelo Tribunal baiano no Fórum Ruy Barbosa, no dia 1º de março de 2023, em celebração ao Centenário de Morte do Jurista.
O Superintendente de Depósitos Jurídicos do BRB, Thiago Silva Cavalcante, discorreu sobre a passagem de Ruy Barbosa pelo Ministério da Fazenda, em 1889. "É uma honra estar aqui presente e falar em memória de um dos maiores brasileiros da história do nosso país", pontuou. Na ocasião, destacou, também, a parceria entre o BRB e o TJBA, além dos vários serviços oferecidos pelo Banco.
Em seguida, a Desembargadora Maria de Lourdes Medauar e o Professor Edvaldo Brito tomaram o palco para ministrar o primeiro painel temático "Ruy e a Bahia". Ainda na mesma tarde, ocorreram as palestras: "Ruy Advogado", com Antônio Menezes Filho e Roberto Rosas; "Ruy e o Foro Baiano", com os Desembargadores Maria da Purificação da Silva e Lidivaldo Reaiche; e "Ruy Político", com Daniela Borges e Luiz Viana Queiroz.
Vale ressaltar que a palestra de encerramento do evento "Ruy Barbosa, do Império à República, uma vida dedicada à Nação" será proferida pela Ministra Cármen Lúcia, do Supremo Tribunal Federal (STF), na sexta-feira (10). Na ocasião, a Ministra será agraciada com a Medalha do Mérito Jurídico Ruy Barbosa.
Compuseram a Mesa de Honra do evento o Presidente do TJBA, Desembargador Nilson Soares Castelo Branco; o Presidente da Comissão Organizadora do Centenário da Morte de Ruy Barbosa, Desembargador Lidivaldo Reaiche Brito; o Procurador-Adjunto do Ministério Público da Bahia, Paulo Marcelo Costa, representando a Procuradora-Geral de Justiça, Norma Angélica; o Desembargador Eleitoral do Tribunal Regional da Bahia, Vicente Buratto, representando o Presidente do TRE-BA, Desembargador Roberto Frank; o Procurador Jamil Neto, representando a Procuradora Bárbara Camardelli; o Presidente do Tribunal de Contas da Bahia, Marcus Presídio; a Defensora Pública Carla Magalhães, representando a Defensora Pública Geral, Firmiane Venâncio; a Presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (subseção Bahia), Daniela Borges; o Vice-Presidente do Tribunal de Contas dos Municípios, Conselheiro Francisco Neto, representando o Presidente Conselheiro Plínio Carneiro; o Procurador-Geral da Câmara Municipal de Salvador, Marcos Vinícius Leal Gonçalves; e o Superintendente de Depósitos Jurídicos do BRB, Thiago Silva Cavalcanti, representando o Presidente Paulo Henrique Costa.
-Celebrações do Centenário de Morte Na quarta-feira, dia 1º de março de 2023, membros da sociedade civil, autoridades dos três poderes e convidados diplomáticos se reuniram no Fórum Ruy Barbosa para homenagear o aniversário de 100 anos de morte do célebre Jurista, em solenidade promovida pelo TJBA. Como parte da programação, o Professor Edvaldo Brito foi homenageado com a outorga da Medalha do Mérito Jurídico Ruy Barbosa e o TJBA lançou a terceira edição do Livro "Antecedentes Históricos do Fórum Ruy Barbosa".
Ascom TJBA
0 comentários