Mais de 3 mil pessoas deixaram de habitar no município de Sento Sé, Norte da Bahia entre 2021 e 2022. É o que aponta a prévia da população dos municípios, baseada no Censo 2022.
Até o momento, o município de Sento Sé possui 37.389 habitantes. Número bem abaixo das estimativas do IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística de 2021 que colocavam Sento Sé com uma população de 41.279. Uma redução de 9,4% em relação ao estimado. Os dados da prévia do IBGE sobre Sento-Sé podem ser obtidos clicando aqui.
Segundo o diretor de Pesquisas do IBGE, Cimar Azeredo, eventuais problemas nos censos anteriores, as mortes causadas pela pandemia de covid-19 e a defasagem em relação ao Censo 2010 são alguns dos motivos por trás da diferença entre a estimativa de 2021 e a de 2022. A contagem populacional tem consequências práticas. Isso porque municípios que perdem população passam a receber menos dinheiro do governo federal. Ao fim de todos os anos, por obrigação legal, o IBGE encaminha ao TCU (Tribunal de Contas da União) a relação da população de cada um dos municípios brasileiros.
Os dados são usados para calcular as quotas do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) para o ano seguinte. O repasse é estabelecido com base em faixas populacionais e as diferentes faixas têm direito a valores maiores quanto maior a população. Assim, se um município perde população e, com isso, muda de faixa, ele acaba perdendo recursos. Isso afeta particularmente os municípios menores, que têm populações pequenas demais para gerar arrecadação própria e têm no FPM sua principal fonte de receita.
Sento Sé Notícias
1 comentário
07 de Jan / 2023 às 15h36
Vestígios de que a cidade não está tão bem "cuidada", como eles dizem. Se assim fosse, as pessoas teriam vontade de aqui morar