Exposição de artes e apresentações culturais marcam Feira de Arte, Cultura e Ações Comunitárias (Faca)

Barracas com apresentações artísticas, cinema e exposição de obras de arte dominaram os espaços da Praça da Bandeira, em Juazeiro (BA), na última quarta-feira (28). As pessoas que passaram por ali puderam conferir as atividades da Feira de Arte, Cultura e Ações Comunitárias (Faca). O evento, realizado pela Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), contou com vendas de pinturas a óleo, aquarelas, desenhos, cadernos artesanais, chaveiros, adesivos, entre outras diversas obras, além de contação de histórias e apresentações de música e intervenções teatrais.

A manhã foi marcada pela performance teatral “Lavadeiras”, de Juliana Moura; exibição no cineminha; pinturas corporais; além de uma apresentação musical de Petson. Durante a tarde, os visitantes realizaram pinturas, ouviram histórias e presenciaram mais apresentações musicais. A Faca, iniciativa da Diretoria de Arte, Cultura e Ações Comunitárias (Dacc), da Pró-Reitoria de Extensão (Proex), em parceria com o Projeto Lápis na Mão, da TV São Francisco, recebeu visitas de escolas do ensino básico.

O discente do curso de Artes Visuais da Univasf João Victor Ferreira Oliveira levou seus bordados e ecobags, feitos a mão em tecido de algodão cru, para serem expostos na feira. Ele contou que começou a fabricar as peças durante a pandemia para preencher o tempo ocioso. “No início da pandemia, com o fechamento da Universidade, fiquei com muito tempo livre e eu sentia a necessidade de preencher esse tempo com alguma atividade. A partir daí eu passei a desenvolver o bordado, que é uma técnica que já me interessava, e hoje virou para mim um produto rentável”, relatou.

Criada em 2018, a Faca está em sua terceira edição. A diretora da Dacc e professora do Colegiado de Artes Visuais (Cartes), Flora Romanelli Assumpção, destacou que esta edição conseguiu alcançar um público maior, como os estudantes do ensino básico. “Contamos com a parceria do Projeto Lápis na Mão, que já trabalha há bastante tempo com as escolas. Então conseguimos proporcionar o contato da população com as artes produzidas pelos estudantes do curso de Artes Visuais da Univasf, saindo dos muros da Universidade”, disse a docente.

Ao visitar a Faca, o jovem Davi Gabriel de Miranda Cavalcanti adquiriu algumas peças que estavam em exposição. “Esse é um espaço importante para que os artistas exponham suas ideias. Além disso, é uma oportunidade para que a população possa incentivar esses artistas consumindo suas obras”, contou.

Para a artista Maria Lúcia dos Santos, que está no 7º período do curso de Artes Visuais, a arte e a cultura são essenciais para a sociedade. “As pessoas tinham que valorizar mais os artistas da região. Arte não é apenas uma expressão pessoal do artista, ela também conta sobre a cidade e a cultura local. Ter esse espaço para expor é muito importante, porque mantém viva a prática de consumo do conteúdo artístico por lazer”, observou.

Da Redação RedeGN