Movimentos de defesa da agroecologia trabalham em um levantamento de políticas ligadas ao tema em estados e em nível federal para qualificar o debate ao longo do período eleitoral. O objetivo é elencar ideias que já estão em prática e que podem servir de inspiração para candidatos e candidatas, inclusive depois das eleições.
A Articulação Nacional de Agroecologia (ANA) lançou a Campanha Agroecologia nas Eleições 2022, uma iniciativa de incidência política nas candidaturas federais e estaduais deste ano. dialogar e mostrar que existe sim um caminho possível para a construção e o fortalecimento das políticas públicas de futuro, com valorização da agricultura familiar camponesa, dos povos e comunidades tradicionais e da agroecologia.
A campanha de mobilização busca fortalecer a defesa do meio ambiente e da soberania e segurança alimentar e nutricional, valorizando iniciativas da sociedade civil organizada e dando visibilidade às inúmeras experiências que existem em cada canto deste país.
A Articulação elaborou uma carta-compromisso dirigida aos candidatos e candidatas deste pleito.
Com o mesmo compromisso de contribuir nas eleições o Grupo de Trabalho (GT) Biodiversidade da Articulação Nacional de Agroecologia (ANA) elaborou o documento "Biodiversidade em Debate: diretrizes para a construção de políticas para a agrosociobiodiversidade".
O material apresenta reflexões e propostas em defesa da agrobiodiversidade que podem servir de referência nos processos de construção popular de projetos para o governo federal, os governos estaduais e os mandatos parlamentares. A iniciativa também integra Campanha Agroecologia nas Eleições 2022.
Redação redeGN
0 comentários