Em seu primeiro ano, o projeto 'Curta na Comunidade', um circuito audiovisual com formato itinerante por comunidades rurais do município de Juazeiro-BA, abre as inscrições para selecionar obras realizadas por artistas do Sertão do São Francisco. As inscrições são feitas pela internet, de forma gratuita, até o dia 07 de agosto.
A mostra vai selecionar dez filmes, sendo aceitos os gêneros de ficção, documentário, animação e videoarte/experimental, com duração de até 25 minutos. As obras selecionadas receberão o valor de R$ 1.000,00 (mil reais) pelo direito à exibição em quatro dias. Para mais informações é só conferir a convocatória do evento disponível no perfil @curtanacomunidade no Instagram.
O projeto ocupará espaços diversos em comunidades rurais da cidade, permitindo novos diálogos com a produção audiovisual do Sertão do São Francisco. "A nossa região é rica em produção cultural. Nossa ideia é ocupar praças, escolas ou centros comunitários com a exibição de vídeos, contribuindo na promoção dos e das artistas locais e na democratização ao acesso aos produtos culturais", comenta Gisele Ramos, coordenadora do projeto.
O "Curta na Comunidade" também realizará oficinas de criação audiovisual para jovens das quatro comunidades atendidas, com o intuito de incentivar a juventude a construir novas narrativas sobre seu povo, a partir das vivências e experiências que elas terão ao longo das formações. As produções dos jovens também serão exibidos durante a mostra.
O projeto 'Curta na Comunidade' foi aprovado no Edital Setorial de Audiovisual 2019 do Fundo de Cultura da Bahia e tem apoio financeiro do Estado da Bahia através da Secretaria de Cultura e da Fundação Cultural do Estado da Bahia.
Da Redação RedeGN
0 comentários