O Hospital Universitário da Univasf (HU-Univasf/Ebserh) iniciou nesta quinta-feira (7), através da Gerência de Ensino e Pesquisa, o 'Momento GEP-Pesquisa', iniciativa que consiste na promoção de reuniões científicas com o intuito de potencializar o desenvolvimento e disseminação de produções científicas na instituição.
O tema da primeira reunião foi 'Grupos de estudos e pesquisa no HU: a experiência do GENUTS (Grupo de Estudos em Nutrição e Saúde – HU-Univasf)', reforçando o caráter interdisciplinar dos encontros que ocorrerão quinzenalmente. Na ocasião, estiveram presentes profissionais e discentes que atuam no Hospital Universitário.
Para a estudante de Nutrição da Universidade de Pernambuco (UPE), Isabel Feitosa, a possibilidade de transformação do cuidado por meio do intercâmbio de análises científicas marcou sua contribuição: "A participação nesta primeira reunião científica do projeto é uma oportunidade de compartilhar a experiência do grupo de estudos em nutrição e saúde, do qual sou integrante, em relação aos projetos que estão sendo desenvolvidos, produzindo conhecimento que pode ser utilizado para uma melhor assistência dos pacientes e possibilitando também a participação de pesquisadores, residentes, estudantes e colaboradores, promovendo discussões sobre diversos temas relacionados à saúde, compactuando, desta forma, para melhores condutas no âmbito hospitalar", destaca Isabel, que atuou na mediação do tema.
Com certificação emitida pela GEP, as próximas reuniões acontecerão das 7h às 8h, no Auditório do HU-Univasf. No dia 27 de abril, será abordado o 'Efeito agudo do cicloergômetro passivo sobre variáveis respiratórias e hemodinâmicas em pacientes neurocríticos em uso de ventilação mecânica internados em unidade de terapia intensiva', com participação aberta aos interessados nos temas.
"A realização de reuniões científicas quinzenais visa fortalecer no HU-Univasf a cultura da pesquisa científica e a integração dos grupos de estudos e pesquisas existentes, a fim de contribuir com a elaboração de propostas interdisciplinares através dos grupos de nutrição, serviço social, psicologia, fisioterapia, microbiologia, pesquisadores dos Laboratórios Multiusuários de Pesquisa do HU (Lamupe) e demais interessados. Além disso, reforça o reconhecimento do HU como um importante cenário de pesquisa e inovação tecnológica em saúde", pontuou Izabelle Araújo, chefe da Unidade de Gestão da Pesquisa, vinculada ao Setor de Pesquisa e Inovação Tecnológica em Saúde da GEP.
Confira a programação completa através do link: bit.ly/momentogeppesquisa
Ascom HU-Univasf
0 comentários