A deputada estadual Neusa Cadore apresentou, nesta quarta (10), uma Moção de Aplauso à Comissão Pastora da Terra - CPT. A entidade completa 45 anos de atuação na Diocese de Juazeiro.
No documento, a parlamentar destaca o compromisso da CPT e atuação na defesa da terra e dos territórios. Criada no Brasil na época da ditadura militar, a Comissão Pastoral da Terra foi essencial na localidade do Vale do São Francisco, uma área com a presença de grandes latifúndios, o que desencadeava um grande número de posseiros e diversos conflitos pela posse de terras.
"Nesta data simbólica, não podemos deixar de celebrar o avanço que representou a criação da Comissão na vida de camponesas e camponeses, comunidades tradicionais, quilombolas e ribeirinhas do vale do São Francisco e a contribuição na luta pela água/convivência com o semiárido, na criação e condução de organizações e movimentos para o fortalecimento das lutas na defesa dos direitos, tendo, ainda, muitos desafios e problemas a serem superados", celebra Neusa.
A moção ainda saúda o Bispo Diocesano Dom Beto Breis e o Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada - IRPAA, além de homenagear as mulheres e homens do campo, as comunidades tradicionais de fundo de pasto, as ribeirinhas e aos quilombolas do Vale do São Francisco.
Ascom
0 comentários