Mais uma unidade de ensino da rede estadual em Juazeiro suspendeu as atividades escolares depois que alunos tiveram confirmação para a Covid-19 - mesmo já tendo recebido a primeira dose do imunizante - e foram colocados em isolamento. Desta vez foi o Colégio da Polícia Militar (CPM), que já comunicou o fato aos órgãos de saúde competentes para que as medidas sanitárias sejam tomadas.
De acordo com informações do CPM, os alunos estão sendo acompanhados e, ao fim do período determinado e teste negativo apresentado, as aulas devem ser retomadas novamente, em data prevista para dia 22 de novembro.
Esse retorno é firmemente rebatido pela APLB Sindicato em Juazeiro que já informou que, desde a volta às aulas presenciais no dia 18 de Outubro, já são mais de 10 escolas fechadas na região, devido casos confirmados da Covid-19 e ainda há o risco da presença de uma nova cepa mais letal que leva ameaça à vida de quem está na escola.
A APLB já acionou o Ministério Público do Trabalho e o Ministério Público Federal quanto ao perigo que todos estão correndo, inclusive diante da possibilidade de uma variante que pode afetar também aqueles que já tomaram a segunda dose da vacina.
"Mais uma vez chamamos atenção de toda a sociedade juazeirense e região, para o perigo que os trabalhadores em educação e seus alunos estão correndo com o retorno das aulas 100% presenciais, imposta pelo governo do Estado da Bahia, pelo governador Rui Costa. Estamos tendo a cada dia casos e suspeitas de trabalhadores, funcionários e alunos com suspeita de Covid-19 e escolas são fechadas. O perigo aumenta quando sabemos que alguns trabalhadores da educação se recusaram a tomar a vacina e continuam no ambiente escolar", alerta Gilmar Nery, diretor da APLB Sindicato em Juazeiro.
Ele se mostra não só preocupado com a saúde de quem está nas unidades escolares, mas com o fato de os hospitais do município, estarem com leitos destinados a pacientes com Covid lotados e ressalta: "Fazemos um apelo a todos os trabalhadores em educação que usem os equipamentos de proteção, obedeçam às normas de afastamento e uso de álcool em gel, pois o momento é de muita cautela. A Covid-19 não acabou e ainda está matando muita gente no país".
Até o momento dez escolas tiveram suas atividades interrompidas: Juazeiro (Colégio Estadual Rui Barbosa, Colégio Modelo, Pedro Moreira Rêgo, CETEP, Artur Oliveira, CEEP e Colégio da Polícia Militar), Sobradinho (Escola Modelo Jorge Khoury e a Vila São Joaquim), Pilão Arcado (Escola Estadual Sofia Mascarenhas).
Ascom-Aplb Foto Geraldo José
2 comentários
09 de Nov / 2021 às 22h35
A vitória é de quem luta e estuda!
11 de Nov / 2021 às 11h29
Estão contando apenas as escolas estaduais, né? Coloquem as municipais na conta. Iniciou dia 25 e já tem casos de covid, com escolas sendo fechadas. Os pais estão enviando as crianças con apenas uma máscara, muitas delas gripadas. Tem crianças que não ficam de máscara de jeito nenhum.