Em todo o mundo, o dia 28 de junho celebra a diversidade e conquista de direitos da comunidade LGBTQIA+. E em Petrolina, a luta contra o preconceito tem sido travada através da ampliação de atendimentos para garantir cidadania a este público.
Entre as conquistas para a comunidade LGBTQIA+ petrolinense está a criação de uma rede de atendimento jurídico relacionado à LGBTQIA+fobia.
Os atendimentos viabilizados através de uma parceria com a OAB são coordenados pela Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos (Sedesdh) e estão ocorrendo mesmo em meio à pandemia do novo coronavírus, de forma remota e também presencial, com protocolos para evitar a disseminação do vírus, como a utilização de máscaras e distanciamento.
A secretária de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos de Petrolina, Gláucia Andrade, lembra que a finalidade é dar suporte às pessoas que necessitam de intervenção da justiça para ter acesso a seus direitos. "A ação vem reforçar a cidadania, principalmente, para a população em situação de vulnerabilidade social. A partir de agora, essa população pode obter orientação jurídica gratuita para saber tudo que precisam acerca das intervenções da justiça", disse.
Vale lembrar que Petrolina foi o primeiro município pernambucano a realizar um mapeamento da população transexual, travesti e transgênero da cidade. A população pode entrar em contato com a Secretaria Executiva de Juventude, Direitos Humanos, Mulher e Acessibilidade, através do WhatsApp: (87) 99103-6999, do telefone: 3862-1508 ou procurar a sede da secretaria na Av. Gilberto Freire, S/N, Vila Mocó.
Ascom PMP
0 comentários