Prezando pela transparência em todo o processo de imunização contra o novo coronavírus, a Prefeitura de Petrolina publicou, nesta quinta-feira (4), a primeira alteração no plano municipal de vacinação contra à Covid-19’.
O documento foi publicado na íntegra e tem o objetivo de identificar o planejamento de todas as fases do processo, seguindo as diretrizes do Ministério da Saúde.
A primeira mudança faz a separação, através de cores, dos grupos prioritários para os trabalhadores de saúde das redes pública e privada, mostrando os níveis de exposição ao vírus. De acordo com a diretora da Atenção Básica, Lorena Andrade, tudo foi pensado com muito cuidado para garantir que a população receba a vacina de forma organizada.
“Devido ao quantitativo de doses recebidas pelo município, foi necessário priorizar os trabalhadores de saúde que atuam na linha de frente contra à Covid-19. O plano foi pensado para definir nossas estratégias e garantir a qualificação das ações durante todo o processo de imunização, levando em consideração que ele pode ser alterado de acordo com a evolução do processo”, frisou.
Vacinação
O município recebeu 9.876 vacinas do Instituto Butantan/Sinovac, o que garantirá a primeira e segunda dose de mais de 4.500 trabalhadores da saúde, atuante na linha de frente no combate a covid-19, e idosos residentes em abrigos. Para a primeira dose dos idosos acima de 85 anos, chegaram a Petrolina 1.950 doses são da Fiocruz/Oxford-AstraZeneca. Ao todo, já foram vacinadas mais de cinco mil pessoas dos grupos prioritários.
Ascom Prefeitura de Petrolina
1 comentário
04 de Feb / 2021 às 12h35
A europa restringiu a vacina da Fiocruz/Oxford-AstraZeneca para idosos acima de 65 anos porque não tem evidencia de sua eficácia. Deveria ser dada aos profissionais de saúde, já que ficou comprovada a sua proteção contra a transmissão e só na primeira dose já se tem 70% de resposta imunológica.