A tradicional Festa Viva Gonzagão 2020 este ano atípico devido a pandemia Covid-19 não terá festa nos dois principais palcos do evento: a festa que é realizada na Praça Central e Parque Aza Branca não terá festa para evitar aglomerações. Um estudo vem sendo realizado para que o evento aconteça de forma on line.
O encontro de Sanfoneiros debaixo do pé da árvore juazeiro, Targino no Araripe e a Feijoada do Joquinha Gonzaga são as referências durante as festividades de nascimento de Luiz Gonzaga.
No próximo dia 13 de dezembro de 2020 se vivo fosse Luiz Gonzaga completaria 108 anos de nascimento.
A informação de que este ano não será promovida a Festa Viva Gonzagão nos palcos principais em Exu, terra onde nasceu Luiz Gonzaga, foi prestada pelo Secretário de Cultura e Turismo de Exu, Pernambuco, Rodrigo Honorato. Ele destacou que um novo formato está sendo planejado. As informações foram transmitidas durante a Live Gonzaguear promovida pelo escritor e produtor cultural, Rafael Lima, no instagram @rafaellima.
"A festa Viva Gonzagão é mais que um evento, é na verdade um sentimento de pertercimento cultural de Exu e do Brasil. Mas temos que compreender o momento difícil e que precisamos preservar vidas. Se puder fique em casa. Não corra risco. O Momento é de muita cautela. Todas as homenagens serão transmitidas na forma de live", disse Rodrigo Honorato.
O Secretário ressaltou que a data dia 13 dezembro, no município de Exu, no Sertão de Pernambuco, é o momento de homenagear seu filho mais ilustre, durante o Festival Viva Gonzagão. Rodrigo fez uma avaliação sobre "o aumento dos casos de Covid-19, em Exu e por isto a difícil decisão de não ter festa com aglomerações neste ano de 2020".
A única certeza é a realização da tradicional missa embaixo do pé de juazeiro. Através de nota a diretoria do Museu do Gonzagão informou que estará aberto para visitação pública nos dias 04 e 05 dezembro. Durante todo o mês de dezembro será aberto às sexta e sábados "até que haja condição de abrir regularmente todo os dias".
Pernambuco teve, nesta terça-feira (1º), a confirmação de 1.853 diagnósticos da Covid-19. Também foram registrados mais 19 óbitos causados pela doença em todo o estado. Com isso, o número de casos subiu para 184.259; e o de mortes, para 9.056. A contagem teve início no dia 12 de março.
Redação redeGN
0 comentários