Aula virtual inaugura nesta quinta (5) parceria entre Câmara e Instituto Palavra Aberta para educação midiática

A Câmara dos Deputados promove, nesta quinta-feira (5), a aulive “Suporte suas decisões – Câmara dos Deputados e Instituto Palavra Aberta pela informação responsável”.

O evento celebra o Acordo de Cooperação Técnica firmado entre as duas instituições, com o objetivo de realizar eventos, estudos, pesquisas e produção de conteúdos relacionados à educação midiática, às competências digitais e ao combate à desinformação, especialmente às fake news. A aulive será às 19h30, com transmissão pelo canal da Câmara no YouTube. 

No mesmo dia, também será lançada a campanha de conscientização "Questione-se", dirigida aos jovens que votarão pela primeira vez.

Aulive

A mesa de abertura contará com a presença de Patricia Blanco, diretora do IPA, e Jorge Paulo de França Junior, diretor executivo da Secretaria de Participação, Interação e Mídias Digitais (Semid) da Câmara.

O evento terá apresentações de Daniela Machado – coordenadora do EducaMídia (Programa de Educação Midiática do Instituto Palavra Aberta); e de Diogo Jordão Silva - professor de Geografia no Centro Educacional Nelson Pereira Rebel, em Campos dos Goytacazes (RJ), um dos vencedores do Prêmio Educador Nota 10 edição 2020, criado pela Fundação Victor Civita em 1998 para valorizar professores que inspiram.

Campanha

A campanha de conscientização "Questione-se", primeiro fruto da parceria Câmara dos Deputados e IPA, abordará a importância da valorização do voto, desde o processo de escolha dos candidatos, passando pelo acompanhamento da atuação dos representantes eleitos durante os seus mandatos, até o exercício da cidadania para além do período eleitoral.

A campanha direcionada a jovens eleitores consistirá principalmente de vídeos lúdicos, com a linguagem e o formato do aplicativo TikTok, inaugurando o perfil da Câmara dos Deputados nessa rede social. O caráter leve e descontraído será pano de fundo para conteúdos de educação para a democracia e cidadania digital e o chamamento à reflexão.

Acordo de Cooperação Técnica

O Acordo de Cooperação Técnica entre a Câmara dos Deputados e o Instituto Palavra Aberta terá a vigência prevista de cinco anos, sem implicação de compromissos financeiros entre as partes. A parceria está pautada na importância da utilização consciente de informações pelos cidadãos, por meio do conhecimento da fonte, bem como do entendimento do seu conteúdo e propósito.

A parceria vem somar aos esforços da Casa no sentido de capacitar os cidadãos para atuarem em uma realidade cada vez mais mediatizada e tomarem as melhores decisões, inclusive na hora de compor o Legislativo, na escolha de seus representantes.

Fonte: Câmara dos Deputados