A redação da redeGN iniciou essa semana uma série de reportagens para contribuir com a cidadania do voto nas eleições 2020 com o objetivo de garantir ao eleitorado informações que possam servir para a democratização na hora de escolher prefeitos e vereadores nas eleições municipais deste ano.
No Brasil, 147.918.483 eleitores vão eleger novos prefeitos e vereadores em 5.569 municípios espalhados pelo país. Já em Pernambuco, 6.732.607 eleitores, o equivalente a 4,55% do quantitativo nacional, poderão ir às urnas no próximo mês de novembro.
O número de partidos, atualmente são 33 devidamente registrados no TSE, e o número de zonas eleitorais em todo o país, que chega a 2.645. Ao todo, existem 473.527 urnas em condição de uso para as eleições deste ano.
Em contato com o Cartório Eleitoral de Juazeiro, o analista Judiciário, João Evódio Silva Cesário disse que a função do mesário é de extrema importância para o andamento tranquilo das eleições. Além de exercer a cidadania ativamente, compete a ele, dentre outras atribuições, zelar pela integridade da urna eletrônica e pela ordem na seção de votação.
Além de contribuir para a democracia, quem trabalha como mesário tem os seguintes direitos e vantagens:
- 2 (dois) dias de folga para cada dia trabalhado como mesário;
- 2 (dois) dias de folga para cada dia de treinamento oferecido pela Justiça Eleitoral;
- Auxílio-alimentação;
- Preferência no desempate em concursos públicos (desde que previsto em edital);
- Caso seja estudante de universidade e/ou faculdade conveniada, as horas trabalhadas para a Justiça Eleitoral poderão ser convertidas em atividades complementares.
Quem pode ser mesário: Pessoas maiores de 18 anos e em situação regular com a Justiça Eleitoral.
Quem não pode ser mesário:
- Os candidatos e seus parentes, ainda que por afinidade, até o segundo grau inclusive, e também o cônjuge;
- Os membros de diretórios de partidos políticos, caso exerçam função executiva;
- As autoridades e agentes policiais, bem como os funcionários no desempenho de cargos de confiança do Executivo;
- Os que pertencem ao serviço eleitoral;
- Os eleitores menores de 18 anos.
Para ser um mesário voluntário na Bahia, inclusive nas zonas eleitorais de Juazeiro, basta acessar o link https://apps.tre-ba.jus.br/portal/#mesarios/inscricao e preencher o FORMULÁRIO DE CADASTRO.
É importante lembrar que, ao se inscrever, o eleitor demonstra para a Justiça Eleitoral que gostaria de exercer a função de mesário, mas não é garantido que será nomeado, pois pode não haver vaga no local de votação ou ele ter algum impedimento.
Redação redeGN
0 comentários