Estão sendo intensificadas as fiscalizações em Petrolina, no Sertão de Pernambuco, durante as comemorações do dia de São João. De acordo com a prefeitura, o efetivo da Guarda Municipal, da Ordem Pública, com apoio da Polícia Militar de Pernambuco, estará trabalhando para que seja respeitado a proibição do uso de fogueiras e fogos de artifício em todo período junino.
De acordo com o secretário de desenvolvimento econômico de Petrolina, Emício Júnior, o decreto municipal que formaliza a proibição já está em vigor.
"A decisão foi baseada tanto no dano que a fumaça da fogueira e a combustão dos fogos de artifício causam no sistema respiratório das pessoas. Potencialmente, é o que mais é acometido no caso do coronavírus. Também para evitar o acúmulo de pessoas nos hospital com acidentes com queimaduras. Então esse período agora, é para concentrar todas as forças que a gente tem no combate ao novo coronavírus", explicou.
O gestor disse que conta com a colaboração da população. "Já está em exercício o decreto. Não é proibida a venda de fogos, não fizemos o fechamento das barracas , mas a gente recomenda a proibição do uso de fogueiras e do uso de fogos de artifício", destacou.
A equipe da Guarda Municipal e da Ordem Pública vai contar com o apoio da Polícia Militar de Pernambuco na fiscalização. "Inicialmente a pessoa será notificada, orientada a apagar a fogueira, mas, depois, no caso de reincidência, insistência nesse ato, pode ser notificada", esclareceu o secretário .
A população pode ajudar a equipe de fiscalização da prefeitura, através de denúncias nos telefone 153 ou (87) 9 8106-7310 e (87) 99190-7475.
G1 Petrolina
0 comentários