Em tempos difíceis como o que estamos vivendo, em plena pandemia do novo coronavírus, o que se espera das pessoas é solidariedade, compaixão e empatia. E graças a boa parte da nossa população, vimos aqui no Vale do São Francisco, inclusive, foi tema de matéria aqui na RedeGN, quando diversas ong´s e empresas contribuíram para amenizar a dor do próximo, através de doações de alimentos, máscaras, álcool em gel, entre outras coisas.
Mas, voltando no tempo, no dia 23 de março de 2020 foi anunciado pela prefeitura de Juazeiro: “Confirmado primeiro caso de Covid-19 na cidade”. Era, até então, o primeiro caso entre as duas cidades, Petrolina e Juazeiro, abraçadas e unidas pelo Rio São Francisco e Ponte Presidente Dutra. Porém, bastou a divulgação do caso, que um dos problemas crônicos da nossa região, o bairrismo tomou conta: “Fecha a ponte, não deixa ninguém passar”, entre outros comentários em redes sociais. Porém, poucas horas depois, a cidade do outro lado do rio, Petrolina, confirmou o seu primeiro caso. E agora? Empatou! Não vamos entrar nesse jogo. Só quem perde somos nós, enquanto sociedade.
“Juazeiro tem menos casos que Petrolina. Tem algo de errado, por que a cidade vizinha tem mais. Como isso pode?” Em suma, essa é uma indagação constante em nossas redes sociais. Por que sempre tem que ter algo errado, quando algo está dando certo? Até que se prove o contrário, vamos parabenizar os poucos casos em Juazeiro e se Petrolina tem mais casos, vamos ajudar a combater com positividade e solidariedade.
O bairrismo entre as duas cidades sempre existiu, há quem diga que nossa população mais idosa, convivia muito com esse sentimento. Acredite, tinha pessoas que sequer atravessavam a ponte para visitar a outra cidade. Neste momento de pandemia, o que mais queremos é que sejamos unidos, que uma cidade apoie a outra no enfrentamento deste vírus tão cruel.
Se Petrolina precisar, Juazeiro está pronta para ajudar e vice-versa, como dois bons vizinhos.
Bruno Lopes
10 comentários
07 de May / 2020 às 15h49
Verdade, Bruno Lopes.
07 de May / 2020 às 15h49
Se fechar a ponte seria melhor para Juazeiro, pois em PE a situação está muito mais grave que na BA. Em Petrolina o desafio será maior, a cidade é mais populosa , tem aeroporto, etc. Quanto maior a população maior o desafio para o município.
07 de May / 2020 às 16h51
Se for necessário fechar a ponte para conter a pandemia que se feche, fechar a ponte para diminuir a disseminação do vírus entra as duas cidades não tem na a ver com bairrismo, mas antes que seja necessário fechar a ponte, pessoal vamos evitar de circular pra cima e pra baixo sem necessidade, mas se precisar sair use a máscara, higienize a mão e mantenha distância.
07 de May / 2020 às 16h56
Boa tarde! Homi vai procurar alguma coisa pra fazer! não " OUVI ESTA FOFOCA " fica RUMINANDO o que já passou! procurando AGUÇAR A MENTE DE MUITOS BABACAS QUE VAI COMENTAR E FAZER COMPARAÇÕES ENTRE AS DUAS CIDADES! isto é COISAS DE MENTE " TRAVADA" aproveita e faz uma faxina geral na CASA e na CABEÇA! aqui não tem BARRISMO! tem sim uma turma "DE MENTES TRAVADAS" SEM CONHECIMENTOS E SEM NOÇÃO NO QUE DIZ E NO QUE FALA
07 de May / 2020 às 20h34
As cidades se completam, já foi deferente bem verdade, hoje se uma tem uma deficiência ou problema isso transcende ao limite territorial. Os comentários infelizes que presentes só existem por falta de reflexão.
07 de May / 2020 às 21h39
Só é cego quem não vê! Juazeiro só tem poucos casos confirmados por que não tá fazendo teste rápido, simples assim, se os governantes tivessem vergonha na cara e comprassem os testes para averiguar a população eu aposto como o número de casos estava nas alturas, e como eu disse: só é cego quem não vê!
07 de May / 2020 às 23h39
A pior desgraça que poderia acontecer para Juazeiro seria fechar a ponte. Juazeiro deve ter aprox. A mesma quantidade de casos de Petrolina... a diferença é q lá estão testando bastante, enquanto cá, as coisas estão bem lentas... Fora que lá já tem 8 leitos de UTI NOVOS, com previsão de mais 20 leitos de UTI... 10 leitos intermediários na UPA-E e mais 100 leitos no hospital de campanha com 10 ventiladores... Fora mais 10 leitos de UTI em hospitais privados já contratados pelo SUS... Fora a previsão de em 03 semanas mais um hospital de campanha no HU...
07 de May / 2020 às 23h43
... enquanto isso, Juazeiro/SESAB não abriram NENHUM único leito para toda a região Norte da Bahia!!! Porque os 07 leitos de UTI do Regional e os 20 de enfermaria não são leitos novos... são leitos q já eram do hospital e foram transformados em leitos COVID... Ou seja, 20 leitos de enfermaria e 07 de UTI geral a menos na rede... Mais uma maquiagem bem feita pelo senhor Rui Costa q pouco está se lixando para o Norte baiano!! Já entendeu q aqui ganha fácil!!! Caro amigo... Deixa a ponte aberta... É por lá que muitos madeirenses precisaram passar para pedir socorro em Petrolina!!
08 de May / 2020 às 12h06
As duas cidade tem que se unir nesse período tão difícil de coronavirus, Por que queira ou não queira nesta hora somos uma só
08 de May / 2020 às 12h07
As duas cidade tem que se unir nesse período tão difícil de coronavirus, Por que queira ou não queira nesta hora somos uma só