O ator Flávio Migliaccio, de 85 anos, foi encontrado morto na manhã desta segunda-feira (4) no sítio onde morava em Rio Bonito (RJ). Ele era natural de São Paulo, onde nasceu no bairro do Brás, em 26 de agosto de 1934. A morte de Migliaccio foi confirmada pelo 35º Batalhão de Polícia Militar.
Além de ator, ele também atuou como diretor, produtor, roteirista e cartunista. Filho de um barbeiro que tocava violino, cresceu acostumado a atuar e a tocar instrumentos improvisados com os irmãos - eram 16, ao todo - nos concertos noturnos que o pai fazia para os vizinhos.
“Sempre vivemos nesse clima da arte de representar, de tocar. Meu pai queria que eu fosse barbeiro, até tentou me ensinar a profissão. Ele reunia todos os mendigos da nossa rua e fazia aquela fila, para eu cortar o cabelo e fazer a barba deles. Eram minhas cobaias. Mas acabei não aprendendo, eu queria mesmo era ser artista", contou em entrevista à TV Globo.
Migliaccio começou a estudar teatro em 1954, no curso do italiano Ruggero Jacobbi, que o encaminhou para o grupo amador Teatro Paulista do Estudante. Foi lá que ele conheceu Oduvaldo Vianna Filho e Gianfrancesco Guarnieri.
A profissionalização como ator teve início no Teatro de Arena, de Zé Renato, onde ele participou de uma série de peças e para onde levou, inclusive, a irmã Dirce Migliaccio.
Migliaccio começou na TV Globo em 1972, quando ficou conhecido pelo papel de Xerife, na novela "O Primeiro Amor". O personagem fez tanto sucesso que, no mesmo ano, deu origem ao seriado "Shazan, Xerife e Companhia", estrelado também por Paulo José.
O ator também fez sucesso com o público infantil, quando apostou no personagem "tio Maneco". O filme "Aventuras com Tio Maneco" foi vendido para mais de 30 países e ganhou um prêmio do cinema infantil na Espanha.
Migliaccio começou a atuar no teatro, nos anos 50. Naquela época, a convite dele, a irmã Dirce Migliaccio também deu os primeiros passos como atriz. Os dois fizeram dezenas de peças juntos no antigo Teatro de Arena, com o diretor Zé Renato.
O ator também tem passagens pela TV Tupi, onde fez uma participação especial em "Vila Sésamo".
0 comentários