A equipe de Segurança do Trabalho da Unidade de Pronto Atendimento e Atenção Especializada de Petrolina (UPAE/IMIP) promoveu, na sexta-feira (14) e nesta segunda-feira (17), um Treinamento de Manipulação de Produtos Químicos para enfermeiros, técnicos e profissionais do setor de manutenção.
A iniciativa tem como objetivo orientar sobre os riscos e as medidas de controle a serem aplicadas no manuseio dos produtos químicos, incluindo as etapas de aquisição, recebimento, armazenagem e utilização dos produtos, com informações que auxiliem na adoção de práticas seguras que permitam garantir a segurança das pessoas, do processo e do meio ambiente de trabalho.
Segue as Normas Regulamentadoras Nº 32 e Nº26 e faz parte da política de formação continuada em serviço e da educação em saúde da UPAE e do IMIP. No caso da NR 32, é ela quem estabelece as diretrizes básicas para a implementação de medidas de proteção à segurança e à saúde dos trabalhadores da rede assistencial.
“Ela determina, por exemplo, que todos os colaboradores que trabalham com produtos químicos sejam capacitados na admissão e de forma continuada, como temos feito ao longo dos últimos anos na UPAE”, esclarece o técnico em segurança do Trabalho, João Marcos.
“No treinamento, além de reforçarmos a importância do uso dos Equipamentos de Proteção Individual [EPI] e do manuseio correto de uma boa variedade de produtos químicos, também falamos sobre primeiros socorros, precaução padrão e como proceder em caso de acidente ou situação de emergência”, acrescenta.
“Prezamos pela segurança do paciente, mas também zelamos pela segurança e saúde do nosso trabalhador. Por isso, estamos sempre promovendo capacitações e treinamentos em serviço, de modo que todos possam se manter capacitados, atentos e precavidos”, pondera a coordenadora geral da UPAE, Grazziela Franklin.
Ascom UPAE
0 comentários