Em clima de tranquilidade, na manhã deste domingo (15), 33.017 candidatos (12% de abstenção) participaram do primeiro dia de provas do Vestibular UNEB 2020, na capital e no interior do estado. Foram aplicadas as provas de língua portuguesa (incluindo literatura brasileira), língua estrangeira (inglês, espanhol ou francês) e ciências humanas (história, geografia e atualidades), além da redação.
Os candidatos puderam escolher elaborar um texto dissertativo-argumentativo a partir de duas proposições. Eles foram convidados a explicitar "o porquê de os negros pobres serem considerados 'indesejados' e 'despossuídos' no Brasil atual" ou a discutir "a relação entre reponsabilidade ecológica e reponsabilidade social". Aproximadamente 3 mil profissionais estão trabalhando para garantir a realização do certame em 25 estabelecimentos da capital e 64 do interior do estado, contemplando 28 cidades.
Objetivo e ansiedade
Concorrendo a uma das vagas do curso de Letras – Língua Portuguesa e Literaturas, o candidato Emerson Ícaro, 21, não escondeu o nervosismo que sentia minutos antes de realizar os exames. "Estou um pouco ansioso desde o caminho. Já comi uma porção de lanche que eu trouxe, com receio de chegar atrasado. É uma universidade pública, muita gente quer ser aprovada", disse Emerson.
Já Magno Oliveira, 25, manifestou confiança após as provas de hoje. Ele deseja ingressar no curso de Enfermagem e afirma ter se preparado com afinco. "Desde o início do ano que me preparo. Achei muito fácil o conteúdo das questões das provas e da redação. Escolhi escrever sobre o racismo, assunto atual e importante", destacou o jovem.
Os candidatos tiveram 4h30 para a conclusão dos exames. A permanência mínima no local de aplicação foi de 2h. Os cadernos de prova só poderão ser retirados nesta segunda-feira (16).
Responsabilidade institucional
O reitor da UNEB, José Bites, o vice-reitor, Marcelo Ávila, e a coordenadora geral do projeto Universidade Para Todos (UPT) na UNEB, Simone Wanderley, visitaram os Colégios Estaduais Deputado Manoel Novaes (Canela), Luiz Vianna (Brotas) e Tales de Azevedo (Costa Azul) para acompanhar o trabalho dos profissionais envolvidos na aplicação dos exames.
"Estamos realizando as provas em todo o estado, inclusive em cidades em que não temos campi, mas que possuímos demanda. Contamos com uma excelente organização do CPS (Centro de Processos Seletivos) e avaliamos que o clima é de tranquilidade", ressaltou o reitor.
Bites ressaltou ainda que a instituição está em efetiva mobilização para atender aos novos estudantes: "buscamos o fortalecimento de ações conjuntas em áreas como assistência estudantil e acessibilidade, para que possamos acolher e ofertar suporte adequado aos nossos discentes".
Provas seguem nesta segunda (16)
Amanhã (16), serão aplicados os exames de matemática e ciências da natureza (física, química e biologia). Os candidatos terão 4h para responder às provas, conforme edital de convocação.
A UNEB oferece neste ano 6.321 vagas no processo seletivo, para cursos de graduação na modalidade presencial (4.021) e na modalidade a distância, ofertados pela instituição (500) e pelo Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB), também ministrados pela UNEB (1.800).
Na capital, os cursos mais concorridos são Medicina (765 candidatos/vaga, com entrada no 1º semestre; e 342 candidatos/vaga, no 2º semestre) e Direito, com 99 candidatos/vaga (1º semestre).
Já no interior, as graduações com maior demanda são Direito, em Paulo Afonso, com 27 candidatos/vaga (1º semestre), e Enfermagem, em Guanambi, com 24 candidatos/vaga. Números para as vagas de ampla concorrência.
As opções de curso ofertadas estão distribuídas em todos os territórios de identidade do estado da Bahia. O certame prevê entrada para os semestres 2020.1 e 2020.2.
Ascom Uneb
0 comentários