Publicação do Ministério da Agricultura, desta quarta-feira (27) apontou a autorização do registro de mais 57 agrotóxicos, subindo para 439 novos produtos liberados em 2019, maior ritmo de liberação da história. Dos produtos liberados nesta quarta, 55 são genéricos de princípios ativos já autorizados no Brasil e 2 produtos inéditos, sendo um biológico e outro com baixa toxicidade.
Com o anúncio de ontem o número de novos registros chega próximo aos 450 agrotóxicos autorizados em 2018, até então o maior número da série histórica, iniciada em 2005. No mesmo período do ano passado, o governo havia registrado 374 agrotóxicos.
Entre as novidades anunciadas ontem está um defensivo agrícola biológico à base da vespa Telenomus podisi, que poderá ser usado na agricultura brasileira para combater o percevejo marrom, uma importante praga da cultura de soja.
O outro é um produto é inseticida e fungicida, de baixa toxicidade, formulado à base de óleo de casca de laranja, que poderá ser usado para combater o pulgão em pequenas culturas como alface. O produto é autorizado nos Estados Unidos, mas não tem registro na União Europeia.
Da Redação Blog Geraldo José/Com informações do G1
0 comentários