O líder do governo no Senado, Fernando Bezerra Coelho (MDB-PE), destacou o leilão de geração de energia renovável no Projeto de Integração do Rio São Francisco anunciado pelo presidente Jair Bolsonaro durante a inauguração da primeira etapa da Usina Solar Flutuante, no Reservatório de Sobradinho, na Bahia. O objetivo é elevar o potencial energético do canal da transposição e garantir recursos para o bombeamento das águas. A expectativa é que o leilão seja realizado no fim de 2020 e gere R$ 15 bilhões em investimentos e 12 mil empregos diretos.
Segundo Fernando Bezerra Coelho, o aproveitamento da superfície de água ao longo da transposição do rio São Francisco vai permitir a geração de energia fotovoltaica em quantidade superior ao que é produzido hoje pela Barragem de Sobradinho. “Além de apoiar uma fonte alternativa e sustentável, mostrando, portanto, o compromisso do governo federal com a nova matriz energética brasileira, a iniciativa mostra o apreço do presidente Jair Bolsonaro com o desenvolvimento do Nordeste. Vamos evitar gastar mais água na geração de energia e teremos mais água para irrigar o Nordeste”, disse o líder em discurso no plenário do Senado.
Sobradinho - A usina solar flutuante inaugurada pelo presidente Bolsonaro em Sobradinho é o maior projeto de pesquisa e desenvolvimento desta tecnologia instalado em reservatório de hidrelétrica do Brasil, com investimento de R$ 56 milhões. Contou com o apoio do ex-ministro de Minas e Energia Fernando Filho, hoje deputado federal por Pernambuco, e vai servir de modelo para o uso das placas ao longo dos 477 quilômetros dos canais de transposição, aquedutos e reservatórios do rio São Francisco.
Ascom FBC
3 comentários
07 de Aug / 2019 às 23h01
Pois é. E os comunistas estavam vendendo e dando hidroelétricas, roubando muito em Belo Monte, e os cumpanhêros achando bonito.
08 de Aug / 2019 às 07h32
SE O GOVERNO NÃO TEM DINHEIRO,PORQUE NOS ROUBARAM ATÉ NÃO PODER MAIS NOS GOVERNOS ANTERIORES,TEM DE DE PRIVATIZAR MESMO,PORQUE PARA NÓS CONSUMIDORES NADA MUDA,VISTO QUE SEJA PARA ZÉ,SEJA PARA MANÉ,TEMOS DE PAGAR PELA ENERGIA QUE PRECISAMOS,A QUAL,SE FORNECIDA POR UMA ESTATAL, CABIDE DE EMPREGO PARA "CUMPANHEROS",SEMPRE NOS SAI BEM MAIS CADA COMO SAI! AVANTE CAPITÃO !
08 de Aug / 2019 às 14h10
Esses é um dos que junto com os comunistas detonou com a administração pública ... diversos processos aberto contra ele em variados casos, todos mal divulgados pela imprensa da região). E agora, apos abraçar o golpe de estado (até liderar) está se livrando aos poucos de todas acusações... E pela imprensa regional, dos "jornalistas" da região vai se passar assim. E de quebra ainda acusam os petistas para não perder o hábito.