Os discursos na Câmara de Juazeiro, na noite desta segunda-feira (20), foram relacionados à saúde. No último final semana foi divulgada nas redes sociais a informação que a Unidade de Pronto Atendimento de Juazeiro iria encerrar as atividades. Os vereadores se posicionaram e o presidente Alex Tanuri (PSL) pediu união de todos.
Neguinha da Santa Casa
A vereadora, Neguinha da Santa Casa (MDB), criticou a informação do fechamento da unidade de saúde. "As pessoas precipitadamente anunciaram que a UPA vai fechar. Quantos atendimentos nós temos na UPA de Juazeiro? E quantos pacientes são da cidade? A maioria dos pacientes é de fora. Deveria ser só para os pacientes de Juazeiro por que a participação dos outros municípios é mínima possível. Hoje o que nós recebemos é 300 mil reais, mas o que se gasta é um absurdo, é mais de 1 milhão de reais", disse
"Juazeiro não suporta mais. Nós queríamos que todos os municípios se responsabilizassem por seus munícipes, mas isso não acontece", lamentou.
Anderson da Iluminação
Sobre a veiculação que a Upa iria fechar, o vereador, Anderson da Iluminação (PP), considerou como terrorismo. "Isso se chama terrorismo com as pessoas. A nossa UPA atende cerca de 7 mil atendimentos por mês, desses cerca de 2 mil são de outras cidades. Quem paga a conta? É a Prefeitura de Juazeiro. É esse assunto que debatemos, inclusive já fizemos reuniões com o prefeito que foi bem claro e disse: ou o governo Estado nos ajuda, juntamente com o Federal ou teremos que tomar outra providencia. Inclusive já aprovamos o Projeto das Organização Sociais, é um caminho e demos essa oportunidade ao prefeito", pontuou.
Florêncio Galdino
Florêncio Galdino (PDT) por sua vez ressaltou que o compromisso do município é com seus habitantes. "Nós juazeirenses estamos pagando um preço muito alto por essas pessoas que vem de fora. Juazeiro está penalizando os seus pacientes justamente por uma obrigação que não temos. O compromisso do prefeito e desta Casa é com o povo de Juazeiro", destacou.
Charles Leal
Já Charles Leal (PDT) disse que é preciso buscar uma solução, mas que não se pode culpar o Governo do Estado. "Mais uma vez eu defendo o governador do Estado da Bahia, Rui Costa. Dizer que ele não fez investimento na saúde é um engano e uma mentira. Agora vai inaugurar uma Policlínica, um Hospital de Oncologia. Há pouco tempo atrás foram entregues mais de 1 milhão de reais em matérias no Hospital da Criança e na Maternidade. Um tomógrafo que custa mais de 5 milhões foi trazido de fora do pais para Juazeiro. A saúde não é só a UPA e a maternidade, são os postos de saúde, o atendimento básico. Vamos cuidar disso", declarou.
Anastácio
Anastácio (PC do B) pediu que o Governo do Estado ajude a saúde de Juazeiro. "Nós não podemos ficar, de forma alguma, calados. Por que é um problema que vem se arrastando há anos. Nós não somos subservientes de governo. Vereadores foram colocados pelo povo, e se clamam, temos que dá resposta. Tenha certeza que nosso prefeito tem suas dificuldades e ele tem passado situações para nós. Se alguém pode nos ajudar é o governo do Estado. Se o governo está ajudando outras cidades, por que não Juazeiro. O Governo tem que tomar responsabilidade", lembrou.
Alex Tanuri
O presidente Alex Tanuri encerrou a sessão dizendo: "Parece que a oposição em Juazeiro continua do mesmo jeito... Ainda continua no palanque, ainda continua no discurso" e dirigindo-se à oposição voltou a conclamar: "Vamos aproveitar oposição de Juazeiro" O Presidente (Bolsonaro), está aqui sexta-feira. Vamos lá pedir ajuda, soluções e não perseguição. Vamos ajudar. É um momento de dificuldade, não importa se é o PC do B, o PT, não importa se é o PSL que está no poder. Quem está sofrendo é o povo de Juazeiro, da Bahia e do Brasil".
"É isso que eu peço, como Presidente da Casa, como chefe de um poder, juntamente com esses vereadores que querem buscar uma solução o mais rápido possível", encerrou.
Eudes Sampaio Assessoria CMJ
22 comentários
21 de May / 2019 às 08h33
Quando faz.coisas erradas e a população está de olho, querem até se unir a Bolsonaro. Esta obrigação e do governo do estado. Pede para o governador acabar com a greve da UNEB que já dura mais que dois meses e que o próprio governo do estado causou.
21 de May / 2019 às 08h45
"Proibir atendimento a pacientes de outras localidades"... Seria essa a solução para o descaso da saúde pública de Juazeiro? Moro em Juazeiro, trabalho em Petrolina, e o que mais vejo aqui são ambulâncias de outras cidades e até mesmo de outros estados. Porque os "nobres" vereadores não fazem uma visitinha básica na Upa e no hospital universitário, prá ver de perto essa realidade? lendo essa matéria, vejo que o mais sensato nas declarações, foi o presidente Alex Tanuri, não importa qual o partido está no poder, tem que apoiar e procurar solucionar o sofrimento das pessoas.
21 de May / 2019 às 08h54
Acho que os vereadores de meia tigeja de Juazeiro deveriam ler um pouco a Carta Magna do país (ou será que não sabem ler): Art. 196. A saúde é direito de todos e dever do Estado, garantido mediante políticas sociais e econômicas que visem à redução do risco de doença e de outros agravos e ao acesso universal e igualitário às ações e serviços para sua promoção, proteção e recuperação. Todos vcs rendidos para o garçom e o vaqueirinho. A saúde de Juazeiro vive capengando e só não morreu pq os municípios que fazem parte da rede PEBA a sustentam. (continua...)
21 de May / 2019 às 08h57
Alex vc vai pedir ajuda a Bolsonaro depois que apoiou o candidato do PT vc tá preocupado é com seu irmão junior que vai perder o cargo se a UPA fechar me poupe .
21 de May / 2019 às 08h59
Os eleitores desses "cidadãos" que estão desrespeitando as pessoas dos outros municípios deviam se envergonhar de tê-los elegido. Tudo isso demonstra incompetência do governo municipal de administrar. Na hora de inaugurar obras federais, todos vcs estão fazendo pose, já na outra de mostrar o seu trabalho nos mostram total despreparo. Florêncio vc calado é um poeta! Anderson da Iluminação que passou anos na prefeitura e nada fez, deu seu atestado de inoperabilidade. E Neguinha da Santa Casa, quem diria!
21 de May / 2019 às 10h00
Muito orgulhosa dos nossos vereadores! Ano de reeleição se aproximando e todos preocupados em mostrar serviço. A saúde a tempos vem de mal a pior. Só não vê quem não quer. Postinhos sem equipe para atender os cidadãos, e os que trabalham nos postos são desqualificados, só falta bater no povo. Parece que são forçados à trabalhar. Quanto à UPA, demoraram muito a se mobilizar, acho porque não precisam, devem ter ótimos convênios. Porque quem precisa, tem que se submeter à pessimos atendimentos, a fedentina do local, sem falar nas terríveis murissocas.
21 de May / 2019 às 10h20
ESSES VEREADORES DEVERIA TER VERGONHA NA CARA, ESSA SENHORA NEGUINHA DA SANTA CASA É MUITO SEM NOÇÃO, NÃO DEVEMOS NEGAR SOCORRO A NEM UM SER HUMANO, POIS NEGAR SOCORRO CHAMA-SE NEGLIGENCIA MEDICA E OUTRA CRISE NA SAÚDE DE JUAZEIRO E FALTA DE ADMINISTRAÇÃO E DESVIO DE VERBA DE ALGUNS CIDADÃOS DA SECRETÁRIO DE SAÚDE, INFELIZMENTE NÃO POSO CITAR NOMES, MAIS BASTA FAZER UMA MUDAR CERTOS INDEVIDOS DE LÁ QUE MELHORA , NÃO 100%, MAIS DA UMA SUSPIRO. SENHORA NEGUINHA DA SANTA CASA, VÁ ESTUDAR PARA TER PELO MENOS ARGUMENTO E NÃO FALAR BESTEIRA.
21 de May / 2019 às 11h59
Quero ver essa Dep. Daiane se ela vai ser mulher mesma em manter essa Ave de Rapina do Alex Tanuri for mantido no PSL já que ele Apoia 100% essa gestão do PCdoB. Quero é ver. E ele falando que vai se encontrar com o Presidente. Isso é uma Vergonha Hem.
21 de May / 2019 às 12h15
O clube dos fantoches
21 de May / 2019 às 12h36
Solução! Diminuir os cargos comissionados "sangue sugas" que sobra dinheiro pra saúde!
21 de May / 2019 às 12h46
Sou juazeirense e sempre que preciso vou pra upa de petrolina. É outro nível de atendimento e de profissionalismo.
21 de May / 2019 às 13h05
Grande lider esse do PSL vereador Alex.
21 de May / 2019 às 13h40
conversa pra enganar BABACA!. não estão atendendo os pacientes de juazeiro, como vai atender pacientes de fora. é so pretexto para nao assumir a culpa pelo CAOS.. voces deveria RECICLAR todos funcionarios desde os seguranças á enfermeiras para tratar melhor os pacientes.
21 de May / 2019 às 14h48
Quem é tu alex
21 de May / 2019 às 15h38
a secretária de vereadores da prefeitura não engana ninguém
21 de May / 2019 às 16h23
Juazeiro, na pessoa do prefeito e seus asseclas, é inimiga do governo federal, por isso busquem ajuda junto ao governador do estado a quem vocês bajulam. Vocês não precisam do governo federal. Enquanto isso em Petrolina...
21 de May / 2019 às 17h26
E os remédios nas farmácias populares que não tem , também são entregues a pessoas de outro município?
21 de May / 2019 às 19h28
Costumo acompanhar o pronunciamento dos vereadores de Juazeiro! Percebo o amadorismo a falta de conhecimento, o despreparo, alguns analfabetos funcionais, outros não têm noção da importância do cargo que exercem, uns recebem o mandato de herança, passado de pai para filho, outros são eleitos, bancados por patrões com a finalidade de defenderem os interesses de grupos econômicos, financiadores de campanha, o resultado é esse desastre que está acontecendo em Juazeiro com o nosso legislativo. Com a crise econômica vai ficar pior , porque cada vereador tem seu preço. E quem paga essa conta??????
21 de May / 2019 às 21h44
O comunismo quebraram a cidade de juazeiro,cego é aquele que não quer enxergar,todas as obras de juazeiro que foram começada todas estão inacabadas,..essa cidade está voltando os anos 60 carente de tudo.chega de tanta incompetência.onde anda o ministério Público a Policia Federal...é emprestimos e mais emprestimos onde é aplicado o dinheiro.
21 de May / 2019 às 22h13
Li os comentários anteriores ao meu e vi que a popularidade dos vereadores está muita baixa. Realmente são muito fracos.
22 de May / 2019 às 00h08
KKKKKKKKKK, INACREDITÁVEL NEGUINHA AGORA RECONHECE QUE A PREFEITURA GASTA COM A SAUDE??????????????
22 de May / 2019 às 10h28
Nada