“As pessoas vivem nos mundos físico e virtual e são nesses dois espaços que as empresas também precisam estar para garantirem suas permanências no mercado”. A declaração é da especialista em marketing e finanças, Patrícia Quintiliano que, na última quarta-feira, 15 de maio, ministrou o workshop sobre desenvolvimento de mídias sociais de comunicação para varejo de moda, no auditório do Rapport Hotel, em Juazeiro.
O encontro, que integra o programa Sebrae Conecta, reuniu empreendedores de moda que atuam nos ramos de confecções, calçados e acessórios. Para Patrícia, o empresário que não divulga sua marca, produtos ou serviços nas mídias sociais, principalmente no Instagram, está perdendo oportunidades.
“Hoje em dia, as pessoas vivem uma parcela importante da vida nas redes sociais e o empreendedor que não está presente nesse mercado, simplesmente está perdendo clientes e a chance de alcançar mais pessoas, vender mais e estreitar o relacionamento com o consumidor”, alertou a especialista.
Patrícia ressalta ainda que o empreendedor precisa pensar e agir sempre com foco no seu cliente ideal, direcionando produtos e postagens para os seus públicos. E que, além de criar uma conta na rede social, é importante movimentá-la, deixar sempre atualizada com informações do negócio e produtos e, também, construir uma relação de consistência.
“Não basta apenas estar presente na rede social, postar uma vez ou outra ou apenas reproduzir imagens e informações prontas. É preciso gerar conteúdo de qualidade, investir em novidades e estabelecer uma relação de confiança com o cliente”, esclarece.
O empresário Ivanildo Lima, que atua no ramo de moda masculina em um shopping de Juazeiro, revelou que não tinha nenhuma familiaridade com as mídias sociais, mas decidiu participar do evento porque sabe da importância dessas tecnologias e para entender como funciona o processo e ter mais expertise para tratar com o profissional que faz esse serviço na empresa dele.
“Eu tive uma noção geral e técnica de como as coisas acontecem nesse universo virtual e me sinto mais preparado para investir nisso, pois sei que, agindo da forma correta, com as ferramentas disponíveis, os resultados vão aparecer em números de clientes e de vendas”, declarou.
Já Rúbia Oliveira, empreendedora há sete anos no ramo de confecção feminina, tem uma relação mais próxima com as mídias digitais. Desde 2015, ela investe nas redes sociais da empresa, que se tornaram um canal de vendas direto com o consumidor.
“A gente usa o marketing digital para ampliar as vendas e atingir um público maior de consumidores. Então, é necessário se aprimorar nesse nicho, buscar inovações, apostar em aplicativos e outras ferramentas que só vão agregar. O workshop foi esclarecedor e agora é colocar o aprendizado no dia a dia”, disse a empresária.
Sebrae Conecta
O workshop de moda faz parte das ações do Sebrae Conecta, um projeto da instituição que além de empreendedores de micro e pequenas empresas de moda, vai atender também, durante um ano, empresários da indústria de alimentos e material de construção, intensificando a qualificação profissional e prevê ainda melhorias nas áreas de gestão, atendimento e vendas, acesso a mercados e inovação.
As próximas capacitações do projeto, em Juazeiro, acontecem ainda este mês. No dia 22 de maio, os empreendedores do setor de material de construção podem participar do workshop “Aumente seu faturamento melhorando a disposição dos produtos e o layout da sua loja de material de construção”. Será ministrado no Rapport Hotel, às 19h, pelo palestrante Marcos Escudeiro, que possui mais de 30 anos de experiência no varejo e gestão de negócios.
No dia 30 de maio, às 19h, os empreendedores do setor de indústria de alimentos recebem o workshop “Qualidade e produtividade para indústria de alimentos”, com o representante da Associação Brasileira da Indústria de Panificação e Confeitaria (ABIP), Emerson Amaral.
As inscrições custam R$ 30 e podem ser feitas no site do projeto. Outras informações podem ser obtidas na agência do Sebrae em Juazeiro, localizada na Rua Coronel João Evangelista (Rua da 28), 22, Centro ou pelo telefone (74) 3612 087.
Ascom Sebrae
0 comentários