Famílias de comunidades rurais de Juazeiro estão sendo capacitadas, através de curso de gerenciamento de água, para receberem cisternas implantadas pelo Consórcio Sustentável do Território do São Francisco (Constesf). Cerca de 100 tecnologias para consumo humano, com capacidade para captar e armazenar até 16 mil litros de água, serão entregues em Juazeiro nesta nova etapa do Projeto Cisternas.
Uma delas vai beneficiar a trabalhadora rural, dona Ilena Pereira, da comunidade de Tanque Novo, que está comemorando a conquista. "Eu tenho criança pequena em casa e muitas vezes falta água tratada para ela. Tenho que ir buscar na casa da minha sogra que tem cisterna. Depois de anos, agora sim vou ter minha própria cisterna e isso é uma felicidade. Ter água boa em casa para poder cozinhar", comentou.
Durante a capacitação, representantes de cada família receberam instruções sobre o cuidado que deverão ter com a cisterna que irão receber. Além de como fazer a manutenção adequada da água, que será armazenada com o objetivo de melhorar a vida das famílias que necessitam conviver com a seca. A atividade foi realizada pelo Instituto Nordeste Digital, entidade contratada pelo Constesf para executar a construção das cisternas.
Segundo o Presidente do Constesf, o Prefeito de Canudos, Genário Rabelo, o Projeto Cisternas está cumprindo sua meta em Juazeiro. "O Constesf já entregou mais 360 tecnologias em Juazeiro. São cisternas de consumo humano, cisternas de produção e barreiros que vêm fazendo a diferença na vida de pessoas de baixa renda da zona rural, principalmente agora nesse período de chuvas. Agora, mais 101 cisternas serão construídas, cumprindo o objetivo de chegar às comunidade mais necessitadas do município", afirmou.
Jacqueline Santos/ Ascom Constesf
0 comentários