Colégio Paulo VI promove a 5ª Feira do Jovem Empreendedor em Juazeiro

Com o tema ‘Empreender para Vencer’, o Colégio Paulo VI realizou sexta-feira (30), das 9h às 15h a 5ª Feira do Jovem Empreendedor e contou com a participação de mais de 1.200 alunos. Pais e comunidade foram prestigiar a exposição de trabalhos produzidos pelos alunos como artesanatos, brinquedos recicláveis, quadros de pinturas e comidas, além de entretenimento com salas de jogos e de danças.

O evento idealizado pelas professoras Elisandra Santos, Kelly Gadelha, Ana França e Eveline Menezes acontece há cinco anos, é resultado das produções práticas da disciplina que aborda sobre Empreendedorismo de Negócios, Ecopapelaria, Empreendedorismo Social e Artesanato Sustentável e tem como objetivo estimular o desenvolvimento de competências necessárias para que o aluno seja um adulto bem-sucedido, cidadão consciente e autônomo, além de ser uma oportunidade para os alunos aprenderem a fazer plano de negócios.

Na área de Empreendedorismo Social, os alunos montaram um stand com brinquedos recicláveis para doar a crianças carentes do município. Em Artesanato Sustentável e Ecopapelaria foram criadas caixas forradas para presentes e lembranças e em Empreendedorismo de Negócios, os alunos aprenderam a lidar com a parte de negócios.

Para a professora Eveline Menezes, a ‘Feira do Jovem Empreendedor’ a cada ano se supera com a interação dos alunos e disse que “a idéia é estimular os alunos a criarem seu próprio negócio e terem sucesso na carreira profissional, produzindo aquilo gostam e se identificam”, contou.

“Estou gostando muito da feira este ano. Aprendemos a investir e a fabricar produtos. Hoje estamos vendendo na banca de artesanatos sustentáveis, caixas forradas para presentes e lembranças criadas por nós”, disse a aluna Islaiara Santos, do 6º ano. De acordo com a gestora Francisca Mota, todo o faturamento alcançado na Feira é depositado no “Banco Paulo VI”, nome adotado pela escola. “Juntas, as verbas arrecadadas em eventos como esse contribuem para a cobertura de despesas de eventos realizados pelos próprios alunos”, acrescentou.

O evento contou com a presença e parceria de alunos do cursos de Engenharia Mecânica, Computação, da Produção e Elétrica da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), levaram um protótipo de avião de carga produzido através do Projeto FCarranca Aerodesign. Eles mostraram também imagens da produção de um protótipo off-road, que pode ser utilizado para várias finalidades, incluindo nas atividades agrícolas,  que pertence ao Projeto Baajatinga.

A 5ª Feira do Jovem Empreendedor teve o apoio da Secretaria de Educação e Juventude - SEDUC, profissionais de saúde do município que aferiram pressão dos alunos e comunidade. testaram a glicemia e estimularam a cuidar da higiene bucal, da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), a Embelleze que atendeu os alunos com cortes de cabelos, o SEBRAE e a Universidade do Estado da Bahia (UNEB).

Ascom/Seduc