SEDUC realiza encontro com os assistentes do Programa Mais Alfabetização em Juazeiro

Após seis meses de atuação nas escolas da Rede Municipal de Ensino de Juazeiro, os assistentes do Programa Mais Alfabetização participaram nesta segunda-feira (26), do encontro de encerramento das atividades, no auditório da Secretaria de Educação e Juventude (SEDUC), em Juazeiro. De acordo com o coordenador do programa Igor da Silva, o objetivo desse trabalho foi fortalecer e apoiar as unidades escolares no processo de alfabetização de estudantes regularmente matriculados nos dois primeiros anos do ensino fundamental.

“O assistente de alfabetização auxiliou o trabalho do professor alfabetizador em 76 escolas do município durante seis meses. O foco desse profissional é tornar mais eficiente o processo de alfabetização, tanto na língua portuguesa, leitura e escrita, como na matemática nas turmas do 1º e 2º anos do Ensino Fundamental. Tivemos avanços na aprendizagem dos alunos e isso foi comprovado nas três avaliações que os alunos realizaram durante esse período”, comemorou.

“Foi um trabalho muito importante, demos suporte ao professor alfabetizador e contribuímos para aprendizagem dos alunos. Tivemos resultados positivos e muitos avanços, principalmente com os alunos que tinham mais dificuldades. Espero que no próximo ano esse projeto continue”, disse o assistente do Mais Alfabetização Wagner Luiz, da Escola Anália Barbosa.

O Programa Mais Alfabetização instituído este ano pelo Ministério da Educação (MEC) traz um aporte financeiro, por meio do Programa Dinheiro Direto na Escola [PDDE], para ressarcimento do assistente de alfabetização e para aquisição de material pedagógico básico, além de apoio técnico por meio de uma plataforma. Em Juazeiro foram selecionados 80 assistentes alfabetização, que atenderam 76 escolas, beneficiando mais de 2 mil alunos da rede municipal.

Emanuelle Lustosa/SEDUC