O Programa Municipal de Defesa do Consumidor (Prodecon) realizou nesta quarta-feira (21), uma operação para fiscalizar as agências bancárias de Petrolina. A ação realizada pela primeira vez no município teve como objetivo identificar irregularidades em relação ao tempo de espera nas filas, existência de exemplar do Código de Defesa do Consumidor em local de fácil acesso, além do funcionamento dos caixas eletrônicos e "venda casada" de serviços.
As equipes percorreram mais de cinco agências do centro da cidade e durante o trabalho constataram irregularidades como: desrespeito ao tempo de espera em fila; ausência de banheiros para clientes, mau funcionamento de caixas eletrônicos e ausência de funcionários nos guichês dos caixas.
O diretor-presidente do Prodecon de Petrolina, Dhiego Serra, lembra que a ação é pioneira e faz parte de uma preocupação do órgão municipal em prezar pelos direitos do consumidor. "Essa ação é muito importante para a população, principalmente, porque estamos trabalhando para, de fato, chegar perto do consumidor e identificar quaisquer falhas na prestação de serviços. O Prodecon faz um trabalho diário em defesa do consumidor e todas essas atividades têm o único objetivo de fazer com que o Código de Defesa seja cumprido", disse.
O diretor do Prodecon lembra ainda que o cliente sempre deve guardar a senha recebida no banco e solicitar autenticação ao atendente no momento do atendimento. "Muita gente recebe a senha e somente entrega ao caixa na hora do atendimento, mas é importante que o cidadão solicite ao atendente que autentique essa senha e a devolva, pois ela é a comprovação de que você buscou o serviço e enfrentou a espera", destaca.
Reclamações – O cliente que se sentir prejudicado pelo atendimento bancário na cidade deve fazer reclamação junto ao Prodecon que funciona no Centro de Convenções Senador Nilo Coelho das 8h às 12h. Para formalizar a denúncia, é preciso apresentar cópia de RG, CPF, comprovante de residência, além da senha recebida no banco. Outras informações através do número: 3861-3066.
Ascom Prefeitura de Petrolina
3 comentários
22 de Nov / 2018 às 08h51
OPORTUNA E IMPORTANTE ATITUDE DA PREFEITURA DE PETROLINA. MERECE APLAUSOS...!!!
22 de Nov / 2018 às 10h00
Parabéns ao Prodecon de Petrolina, as coisas boas devem ser copiadas, fica a dica para o Procon de Juazeiro, o desrespeito em aqui não é diferente.
22 de Nov / 2018 às 10h01
Deveriam visitar no inicio do mês pra ver que em nenhum banco funciona a lei dos 15 minutos, já aconteceu casos comigo de passar mais de três horas na fila...fazer visitas depois do dia 20 com as filas bem menores é fácil....