O site do Ministério da Saúde revela que o “Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU 192) tem como objetivo chegar precocemente a vítimas em situação de urgência ou emergência, que possam levar a sofrimento, a sequelas ou mesmo à morte. Trata-se de um serviço pré-hospitalar, que visa conectar as vítimas aos recursos que elas necessitam e com a maior brevidade possível”, mas não é o que está acontecendo em Juazeiro (BA).
Nesta sexta-feira (09) o Blog postou matéria dando conta de que os funcionários do serviço em Juazeiro elaboraram um documento e enviaram para todos os órgãos competentes que atuam na esfera Federal, Estadual e Municipal revelando que o serviço em Juazeiro não está a contento (Veja aqui).
O objetivo é "para que seja tomada alguma providência e que possam ser resolvidos os problemas e o serviço do Samu possa voltar a funcionar normalmente". As denúncias foram enviadas para o Ministério Público da Bahia, Secretaria de Saúde de Juazeiro e Câmara Municipal de vereadores. O Blog apurou que o documento também foi protocolado no Ministério Público Federal, no CREMEB e no COREN.
Na manhã deste sábado (10) um funcionário que pediu para não ter a sua identidade revelada informou “a real situação do SAMU em Juazeiro. Quatro USBs quebradas no pátio do SAMU. Somente a Ranger funcionando, duas USAs, mas apenas um enfermeiro e três médicos”.
“Tem que verificar a ‘competência’ da prefeitura sobre a gestão dos recursos e manutenção do funcionamento dos serviços” concluiu o servidor municipal.
Da Redação
9 comentários
10 de Nov / 2018 às 10h26
Compartilhando nas minhas redes sociais!
10 de Nov / 2018 às 10h53
A população agora sabe a triste realidade do serviço. Apesar do desespero das situações de emergência, é importante haver serenidade para não culpar inocentes.
10 de Nov / 2018 às 14h02
É voltar como era no passado... A população da o socorro e acabou. Porq Essa corja de políticos são um monte de incompetente. Q só enchergam o seu próprio umbigo. Seria Ótimo se vários deles precisassem de socorro para eles verem o q é bom
10 de Nov / 2018 às 14h16
JUAZEIRO ESTA JOGADO AS MOSCAS . INFELIZMENTE ....
10 de Nov / 2018 às 18h39
SAMU sucateados em todo Brasil
10 de Nov / 2018 às 20h59
Ué? Mas os governos vermelhos não tinham acabado com está situação? E então, mortadelas? Eu acho é pouco. Nas próximas eleições vote no PT e PC do Bolso novamente.
11 de Nov / 2018 às 13h39
O SAMU de Mauá,que cobrem dois municípios está passando pela mesma situação,só temos um carro de ambulância basica para fazer atendimento dos dois municípios,só acho que no caso de Mauá,o SAMU deveria ser devolvido para o estado,e tirar das mãos do município,que não conseguem martelos e que sofre na verdade é os municípios,que ficam esperando,a ambulância chegar, para socorrer.se a saúde é um bem para todos,porque o estado de são Paulo e relapsos com o serviço SAMU nos municípios,cheio de secretariado,para desviar os recursos do ministério da Saúde.
11 de Nov / 2018 às 13h45
SAMU, Mauá mais que sucateado,a quatro anos que não tem uniforme para trabalhar,os funcionários tem que comprar, ambulância deram duas,depois que o prefeito voltou da cadeia.imagina só estam,esperando chegar aos caus,para faturar, é assim que é o cofres públicos.funciona.vergonha
17 de Dec / 2018 às 09h47
Queria saber como fasso para entra no samu de juazeiro? Sou um socorrista.