PARCERIAS FORTALECEM A PRESERVAÇÃO DA MATA ATLÂNTICA NO MUNICÍPIO DE UNA-BA

Segundo WWF-Brasil organização não-governamental brasileira dedicada à conservação da natureza com os objetivos de harmonizar a atividade humana com a conservação da biodiversidade, o município de Una, localizado no Litoral Sul da Bahia tem a maior diversidade de árvores do mundo, sendo 450 espécies diferentes em um só hectare de floresta.

A associação do  km 12, é um grupo  atendido pelos técnicos da Cooperativa de Desenvolvimento Territorial (COOPERAST),  que juntamente com o Instituto Biofábrica de Cacau, uma Organização Social vinculada ao Governo do Estado da Bahia, prevê o replantio de mudas da Mata Atlântica, por meio do projeto Replantar colaborando assim para manutenção da diversidade de arvores na região .

De acordo com o coordenador da cooperativa  Maicon Silva , o programa Replantar é um projeto do governo do Estado, com o apoio da Biofabrica que atenderá os municípios de Mascote, Una, Canavieiras e Santa Luzia, disponibilizando as mudas para recuperação da mata Atlântica, Cabruca e sistemas agroflorestal. 

Valter Silva, também coordenador da Cooperast destaca que, uma das missões da COOPERAST  é buscar parceiras para o fortalecer as comunidades atendidas. Desta maneira,  a Biofabrica de Cacau,   contribuí para essa parceria com o governo do Estado produzindo mudas selecionadas de fruteiras tropicais e essências florestais, compatíveis com o ecossistema da Mata Atlântica, desempenhando um trabalho de fundamental importância para manutenção da diversidade de arvores no município de Una.

Ao término do evento,  foi firmado a parceria com o Instituto Biofábrica de Cacau, que se comprometeu a doar  mudas, a COOPERAST oferecerá suporte técnico para os beneficiários já assistidos , e os associados darão sua contribuição com a mão de obra, para o plantio das mudas nas áreas previamente estabelecidas.

Ascom