Milhares de pessoas já passaram pelo mutirão de oftalmologia da Prefeitura de Petrolina que segue até o próximo dia 17 de setembro, no Centro de Convenções. Até a última quarta-feira (5), já foram garantidas 8.500 consultas e 1.200 cirurgias. São pacientes com histórias emocionantes, marcadas pela dificuldade na visão. Alguns, por exemplo, nunca tinham enxergado e esperavam há mais de oito anos por essa oportunidade. Essa realidade vem mudando através da plataforma de ações, Petrolina Cuida que já realizou mais de 64 mil procedimentos, entre consultas, exames e cirurgias.
Para atender as mais de mil pessoas que passam diariamente pelo local, a estrutura conta com mais de 150 profissionais. A ação tem o objetivo de eliminar toda a fila de espera por essa especialidade. Além do Centro de Convenções, a prefeitura está realizando ações através de clínicas particulares do município, a exemplo do Instituto de Olhos e da Saúde Visão, que também estão ofertando consultas e cirurgias oftalmológicas. "Somente nessa especialidade nós tínhamos uma fila de espera de mais de 12 mil pacientes. E agora, essas pessoas estão tendo a oportunidade de realizar seus procedimentos da forma ágil, porém, com muita responsabilidade", destacou a secretária de Saúde, Magnilde Albuquerque.
Ainda através da plataforma Petrolina Cuida, o programa Zero Fila, vem promovendo mutirões para diversas especialidades. O maior deles é o de exames laboratoriais que já garantiu mais de 45 mil procedimentos, zerando a lista de espera em 46 bairros. Além disso, o município também conta com quatro unidades móveis que estão percorrendo os bairros ofertando exames de mamografia; ultrassom; raio x e eletrocardiograma. Estão sendo investidos mais de R$ 37 milhões.
Além do aumento dos procedimentos, Petrolina também vem investindo em estrutura. Nesta quinta-feira (6), foi a vez da comunidade do Maria Tereza receber uma das 16 novas ambulância que foram entregues ao município no último mês. Foram compradas 14 ambulâncias do Tipo A – veículo destinado ao transporte de pacientes que não apresentem risco de vida; uma van mista com adaptação para cadeirantes e outra para transporte coletivo. Com as novas ambulâncias, o município contará com 21 veículos em funcionamento.
Ascom PMP Cleilma Souza
0 comentários