O município de Juazeiro será apresentado nesta quinta-feira (24.05) ao RH Bahia, projeto pioneiro de modernização da gestão de pessoas do Estado por meio do SAP, um software de gestão mundialmente conhecido. A partir das 9h, um grupo de lideranças do projeto capitaneado pela Secretaria de Administração do Estado da Bahia (Saeb) estará no Colégio Luis Eduardo Magalhães (Av. Lomanto Junior, s/n, Centro) com o objetivo de conduzir um bate-papo sobre o tema com 200 servidores da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Secretaria de Educação do Estado (SEC) e Secretaria de Saúde do Estado (Sesab).
O evento integra uma agenda de encontros promovida com o objetivo de gerar engajamento e levar informação para servidores da capital e interior do Estado sobre o projeto, que irá automatizar mais de 90% dos processos de Recursos Humanos do Estado. “O RH Bahia ajudará a reduzir a distância entre o estado e as pessoas, gerando benefícios para servidores ativos e inativos e pensionistas, que terão acesso online facilitado a informações, vantagens e benefícios”, explica o gestor de negócio do projeto, Wilson Freitas. Além disso, o sistema irá permitir ao governo aprimorar controles internos, obter economia financeira e facilitar o acesso a informações gerenciais.
Resultado de investimentos da ordem de R$ 38 milhões, desembolsados para a aquisição do sistema da alemã SAP AG, o projeto é uma iniciativa pioneira na administração pública nacional. Até pouco tempo, o software era utilizado no Brasil principalmente por grandes empresas privadas e de economia mista como a Petrobras.
Desde janeiro de 2017, com o término da primeira etapa da implantação do RH Bahia, o sistema entrou em ambiente de produção em oito empresas públicas baianas, a exemplo da Bahia Pesca, Companhia de Processamento de Dados do Estado (Prodeb) e Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado (Conder). Agora, o esforço do projeto se concentra na segunda etapa de implantação, que irá contemplar 53 órgãos estaduais, gerando impacto na rotina de cerca de 270 mil pessoas, entre servidores, aposentados e pensionistas de 417 municípios do Estado.
A agenda de encontros sobre o RH Bahia é uma realização da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Secretaria de Educação do Estado (SEC) e Secretaria de Saúde (Sesab) em parceria com o projeto. Até agora, já foram realizados encontros em Feira de Santana (15 e 16 de maio) e Salvador (17 e 18 de maio). Após o evento de Juazeiro, o próximo encontro irá ocorrer em Vitória da Conquista, no próximo dia 29 de maio.
Ascom Saeb
1 comentário
17 de Jan / 2019 às 18h56
Sistema maluco como foi implantado gerar prejuízo ao servidor.