RedeGN - Sempre ligado.

Outros Destaques

Especial Coronavírus

Acompanhe o mapa do COVID-19 em tempo real em nossa página especial.

"Entre Aspas"

Rui Costa - Governador da Bahia

"Quanto mais cedo quiser reabrir o seu negócio, mais deve ajudar para que o isolamento seja eficiente"

Governador da Bahia, Rui Costa, para comerciantes que cobram a abertura do comércio, duarnte vista a Juazeiro, nesta segunda (29).

Outras Notícias

Implantação da Capitania dos Portos é tema de reunião em Salvador

Retomando as discussões sobre a instalação da Capitania dos Portos em Juazeiro, o deputado estadual Zó (PCdoB) esteve reunido nesta terça-feira (7) em Salvador, com o Capitão-de-Corveta, Flávio Francisco Barbosa. A pauta já vem sendo discutida há algum tempo. Com o recente desenvolvimento socioeconômico do Submédio do São Francisco, tornou-se um fator  atrativo para a elevação da Agência Fluvial de Juazeiro à condição de Capitania dos portos. 

De acordo com o Capitão Rafael Paullucci, com o poder aquisitivo da população aumentando, a compra e a inscrição de embarcações vem crescendo, o que aumenta também, a procura de cursos na área. “Hoje é necessário também uma fiscalização mais intensa e para isso precisamos de mais recursos que só com a condição de capitania é possível”, afirmou...

Ascom Dep. Zó

LOTEAMENTO PROLAR ESTÁ ÀS ESCURAS

Moradores da rua 01, Loteamento Prolar, bairro de Piranga, encaminharam e-mail ao Blog solicitando da SESP – Secretaria de Serviços Públicos a reposição de lâmpadas na referida artéria. A leitora Amanda explica a razão do pedido. “Geraldo, faça um apelo à secretaria competente pois a nossa rua no Loteamento Prolar está às escuras. Estamos com dois postes apagados. Uma escuridão só. Por conta dessa escuridão uma turma de jovens na noite da última segunda-feira foi assaltada, sendo que os bandidos levaram por volta de 10 celulares e três relógios”. ..

COMUNITÁRIA PREOCUPADA COM A FALTA DE SEGURANÇA NO ALTO DA ALIANÇA

O programa Geraldo José dessa terça-feira (08) também recebeu como convidada a comunitária Helena de Souza, líder do movimento Todo Sábado tem Protesto, que vem acontecendo toda semana na BA 210, nas proximidades dos bairros Alto da Aliança e Dom José Rodrigues.

Preocupada com os altos índices de violência que ameaçam a tranquilidade e segurança dos moradores de Juazeiro, a comunitária esteve no Programa para solicitar um maior acompanhamento da Polícia Militar nos bairros e ruas da cidade. Para Helena a falta de viaturas e de guarnições nas vias públicas é preocupante...

Da redação/ Foto: Geraldo José

VIATURA ATOLA EM RUA SEM PAVIMENTAÇÃO NO SOL LEVANTE

Quando chove em Juazeiro a vida dos moradores dos bairros periféricos se transforma em um inferno. A falta de pavimentação na maioria, ou quase totalidade dessas comunidades, provoca transtorno aos moradores e também a quem presta serviço nesses bairros.

Nesta quarta-feira (09), após alguns milímetros de chuva o Blog revelou diversos flagras e o leitor Wellington Ferreira encaminhou fotos de uma viatura que atolou no bairro Sol Levante...

VEREADORES DA OPOSIÇÃO VISITAM BAIRRO DE PIRANGA

Geraldo,

Os vereadores da oposição visitaram nesta quarta-feira (08) o bairro de Piranga para observar as condições de precariedade da comunidade. O detalhe Geraldo, é que não compareceu nenhum vereador da base do governo Isaac Carvalho para observar os transtornos enfrentados pelos moradores de Piranga...

Sinalização horizontal começa a ser aplicada no Lote 5 da BR-235/BA

A sinalização horizontal é a linha feita por tintas acrílicas e termoplásticas para controle na divisão do fluxo de tráfego.

Cerca de 22 quilômetros do Lote 5 da BR-235/BA estão em fase de sinalização horizontal. O trecho, que está cargo de responsabilidade do Consórcio PAVISERVICE/SVC e tem 75,40 quilômetros, começa no distrito de Pinhões e segue até a cidade baiana de Juazeiro. A obra de Implantação e Pavimentação da rodovia é executada pelo Departamento Nacional de Infraestrutura e Transportes (DNIT) e representa um investimento de R$ 420 milhões...

Comunicacao@br235.com.br

Ainda dá para a Juazeirense, torcedor?

Depois de perder em casa no último domingo, pela semifinal do Campeonato Baiano para o Bahia por 2 a 1, o que mais se comenta é se a Juazeirense ainda tem chance contra o esquadrão de aço na partida de volta em Salvador.

Pelo lado do Cancão de Fogo ninguém esmureceu, de acordo com a diretoria ainda não acabou e a fé move os atletas e o clube, pelo menos foi isso que escreveram na conta oficial do clube nas redes sociais. O torcedores de plantão estão divididos: Os pessimistas dizem "Bye foi bom enquanto durou Juazeirense x Colo Colo. Aceitar dói menos"  e os que ainda torcem pelo bom resultado falam: "Vamos que vamos, enquanto tiver 1% de chance, vou ter 99% de fé". Existe também o torcedor cauteloso que comentou: "Temos condições de jogar e vencer o Bahia. O segredo é não tomar gol nos quinze minutos iniciais. Acredito que será 8 ou 80. Ou o Juazeirense ganha ou o Bahia aplicará uma goleada". ..

Jornalismo na região ganha mais uma força

Foto: Betinho Souza

O radialista Edenevaldo Alves lançou ontem em Petrolina, o mais novo canal de notícias da região, o Blog Edenevaldo Alves. Em uma noite festiva e com muitas homenagens, a nova página já se encontra no ar e o blog do Geraldo José deixa uma mensagem de boa sorte e que o mais novo veículo se some aos demais para o crescimento da ferramenta...

Professores e cinegrafista franceses visitam a Univasf e o Vale do São Francisco

A utilização da água nas mais diversas atividades agrícolas trouxe à Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) um grupo de franceses, que estará em visita à região até sexta-feira (10). Os professores Catherine Lejolivet e Régis Triollet vieram acompanhados do cinegrafista Mathieu Perdoncin, da Educagri Editions, todos vinculados ao Ministério da Agricultura da França, para conhecer a região, visando à produção de dois documentários, e estabelecer parcerias com instituições de ensino e pesquisa do Vale do São Francisco para um programa de intercâmbio estudantil. O grupo está sendo acompanhado pelas equipes da Pró-Reitoria de Extensão (Proex) e da Assessoria de Relações Internacionais (ARI) da Univasf. 

Catherine é professora de piscicultura no Institute EPLEFPA Lozere – Lycée Louis Pasteur, situado na cidade de La Carnougue, sul da França; e Triollet é professor de horticultura e paisagismo e atua na direção geral de Ensino e Pesquisa do Ministério da Agricultura. O interesse do grupo concentra-se nas áreas de aquicultura, agroecologia e gestão e tratamento da água. Esta visita tem como objetivo possibilitar a vinda de um grupo de dez estudantes franceses de diferentes cursos da área das ciências agrárias para passar quatro semanas na região no próximo mês de junho.

“É muito importante essa troca de experiências entre os jovens franceses e os professores, pesquisadores e estudantes brasileiros. Buscamos soluções para problemas semelhantes, como tratamento da água e produção agrícola sustentável”, disse Catherine. Ela ressaltou que cinco estudantes do Institute EPLEFPA Lozere já estiveram aqui na Univasf participando de intercâmbios em anos anteriores. 

O cinegrafista Perdoncin tem outro objetivo nesta visita à região. Ele está coletando informações para a produção de um dois documentários educativos voltados também à gestão da água e produção agrícola sustentável. “Serão produzidos dois documentários, com cerca de 13 minutos cada, que serão utilizados na formação dos alunos”, contou. O projeto intitula-se, numa tradução livre do francês, “Produção animal e gestão da água: a pesquisa de uma simbiose”. 

O grupo de franceses já visitou o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano (IF Sertão-PE), esteve em Sobradinho e em Casa Nova (BA) onde teve contato com colônias de pescadores. Eles também visitaram a Codevasf e a Compesa e amanhã (9) irão à Cooperativa de Agropecuária Familiar de Canudos, Uauá e Curaçá (Coopercuc), em Uauá (BA). Na sexta-feira, irão conhecer o Centro de Referência para Recuperação de Áreas Degradadas da Caatinga (Crad) e o Centro de Conservação e Manejo de Fauna da Caatinga (Cemafauna) da Univasf, no Campus Ciências Agrárias. ..

Renata Freitas Ascom Univasf

Secretário de Saúde de Juazeiro fala sobre plano de trabalho no Programa Geraldo José

Nessa quarta-feira (08) o Programa Geraldo José, veiculado pela Rádio Transamérica FM (99,9), contou com a presença do secretário de Sáude de Juazeiro, Dalmir Pedra. Durante a entrevista o secretário respondeu questionamentos dos ouvintes e esclareceu sobre as ações que já estão previstas para acontecer no município. 

Indagado sobre as expectativas para o gerenciamento da secretaria de Saúde, Dalmir Pedra salientou que o seu trabalho terá como foco a otimização dos serviços, a fim de levar um melhor atendimento médico a população...

Da Redação, Alinne Torres/ Fotos: Geraldo José

Petrolina: Jardim São Paulo será o próximo bairro a ser contemplado pelo Programa Nova Semente

A partir desta sexta-feira (10), a comunidade do Jardim São Paulo, em Petrolina, contará com as instalações da unidade de acolhimento do Programa Nova Semente. A creche, intitulada de Jardim da Infância, proporcionará atendimentos pedagógicos, esportivos e nutricionais para 55 crianças e geração de emprego para 16 funcionárias. 

O programa Nova Semente foi criado em outubro de 2009 pela gestão atual e tem a parceria do Petrape, do Instituto Alfa e Beto (IAB) e da comunidade local. A ação atende em cada unidade 110 crianças de 0 a 6 anos com cinco refeições diárias, atendimento pedagógico, nutricional, acompanhamento odontológico e aulas de capoeira e música. A inauguração da unidade está prevista para acontecer às 18h30, na Rua 09, Nº 562...

Da Redação com colaboração da Ascom/Petrolina

BLOG GERALDO JOSÉ AGORA É AUDITADO PELO IVC, PRINCIPAL REFERÊNCIA DO MERCADO PUBLICITÁRIO BRASILEIRO

O Blog Geraldo José ganhou auditagem do IVC, Instituto de Verificação de Circulação, entidade com mais de cinquenta anos de atuação no Brasil.

As primeiras experiências do IVC foram feitas nos Estados Unidos em 1910, quando a publicidade estava começando a ser importante para as empresas e tem como objetivo de levar confiança ao mercado investidor. “Para fazer propaganda você precisa saber com quem está falando. Então a empresa foi criada com a ideia de levar confiança para o mercado publicitário, para que os investimentos sejam feitos de maneira consciente”, disse Pedro Martins Silva, presidente executivo do Instituto Verificador de Circulação (IVC) Brasil, no programa Imprensa na TV...

LEITOR AGRADECE AO BLOG E À SESP REPOSIÇÃO DE LÂMPADAS NO CENTRO DE JUAZEIRO

Na manhã desta quarta-feira (08) o leitor Gustavo encaminhou reivindicação à Secretaria de Serviços Públicos por intermédio do Blog no sentido de restabelecer a energia na Avenida Lauro de Freitas, centro da cidade. Em menos de 24 horas a secretaria atendeu ao munícipe e ele resolveu agradecer. Confira:

Venho agradecer ao Blog Geraldo José, porque em menos de 24 horas a empresa que presta serviços à prefeitura de Juazeiro trocou as lâmpadas dos postes na Avenida Lauro de Freitas. Bom venhamos e convenhamos agora vamos mostrar a prestação de serviços...

Petrolina sedia dois importantes encontros sobre agricultura do Vale São Francisco

No próximo sábado, dia 11 de abril, a cidade de Petrolina, em Pernambuco, sediará uma oficina setorial do processo de atualização do Plano de Bacia do Rio são Francisco.  A oficina será sobre o tema Agricultura, e pretende reunir representantes do Vale São Francisco para debater os principais problemas que afetam a dinâmica agrícola nas margens do Velho Chico e de seus afluentes. O evento acontecerá das 8h30 às 15h, no auditório do SEST- SENAT, que fica na Rua Vitor de Souza Leão, nº 10. Km2 / Petrolina-PE. A atualização do Plano de Recursos Hídricos do Rio São Francisco está sendo realizada pela Nemus Consultoria, por meio de contrato firmado com o Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco – CBHSF, e terá abrangência até 2025.

Um dia antes da oficina, na sexta-feira, 10 de abril, também em Petrolina, acontecerá uma reunião da Comissão de Agricultura e Reforma Agrária do Senado Federal. O objetivo do encontro é debater os efeitos da crise hídrica na fruticultura irrigada, na região do Vale do São Francisco. A reunião também ocorrerá no Sesi/Senat, a partir das 14h. Entre os convidados para a audiência pública estão os ministros da Integração Nacional, Gilberto Magalhães Occhi, e da Agricultura, Kátia Abreu. Também foram convidados o diretor-presidente da Agencia Nacional de Águas, Vicente Andreu Guillo, e o presidente da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), Elmo Vaz Bastos de Matos...

Ascom CBHSF Imagem da Internet

Espaço do Leitor: O aparelhamento do Estado por grupos religiosos

Roberto Malvezzi (Gogó)

A pluralidade e a liberdade religiosas são direitos constitucionalmente garantidos. Portanto, quando igrejas ou grupos religiosos se multiplicam pelos bairros das cidades brasileiras elas estão garantidas do ponto de vista constitucional como qualquer outra religião...

Foto: Geraldo José