RedeGN - Sempre ligado.

Outros Destaques

Especial Coronavírus

Acompanhe o mapa do COVID-19 em tempo real em nossa página especial.

"Entre Aspas"

Rui Costa - Governador da Bahia

"Quanto mais cedo quiser reabrir o seu negócio, mais deve ajudar para que o isolamento seja eficiente"

Governador da Bahia, Rui Costa, para comerciantes que cobram a abertura do comércio, duarnte vista a Juazeiro, nesta segunda (29).

Outras Notícias

Espaço do Leitor: O aparelhamento do Estado por grupos religiosos

Roberto Malvezzi (Gogó)

A pluralidade e a liberdade religiosas são direitos constitucionalmente garantidos. Portanto, quando igrejas ou grupos religiosos se multiplicam pelos bairros das cidades brasileiras elas estão garantidas do ponto de vista constitucional como qualquer outra religião...

Foto: Geraldo José

Serviço de limpeza é feito na comunidade da Vila 12


 
Ontem (07) o programa Terça-feira Verde realizou o mutirão de limpeza previsto para as comunidades da área irrigada na Vila 12 do projeto Senador Nilo Coelho. Semanalmente uma comunidade é atendida com a meta de levar todos os serviços de infraestrutura para cada área da cidade.

Durante todo o dia as equipes realizarão o trabalho de manutenção envolvendo capina, varrição, pintura de meio fio, retirada de lixo e mato. “A Terça-feira Verde é uma extensão do Programa Tudo Limpo para as comunidades da área rural. A meta do prefeito Julio Lossio é estar presente com ações em toda parte de Petrolina”, afirmou a Secretária de Infraestrutura e Mobilidade Urbana Tatyanne Lima. ..

Ascom/Prefeitura Municipal de Petrolina

Espaço do leitor: Velho Chico, E agora?

“Corre um boato na beira do rio que o Velho Chico pode morrer…” Boato Ribeirinho - Nilton Freitas, Wilson Freitas e Wilson Duarte.

Quem dera se só fosse boato.  Hoje pude fazer algumas fotografias da orla de Juazeiro e Petrolina, e constatei a dura realidade -  ele está bastante maltratado. As baronesas, plantas que sobrevivem da poluição dos rios, estão quase tomando conta do trecho entre Petrolina e a Ilha do Fogo. O esgoto da cidade é despejado sem nenhum tratamento nas margens do Rio São Francisco...

Contra redução da maioridade penal, Lídice diz que jovens são vítimas da atual estrutura

A senadora Lídice da Mata (PSB-BA) fez um enfático discurso em plenário, na manhã desta quarta-feira (8), em Brasília, se posicionando contra a redução da maioridade penal no Brasil. A parlamentar disse que o Estado não pode virar justiceiro e que a proteção às crianças e adolescentes é o caminho correto. "A questão da redução da maioridade penal exige uma racionalidade grande e um compromisso profundo com os direitos dos cidadãos em nosso País e, acima de tudo, um amplo debate sobre a situação de segurança ", manifestou a parlamentar.

Ela também criticou o atual sistema e disse que os institutos penais estão obsoletos, as cadeias em colapso e que este cenário contribuirá para a degradação de jovens entre 16 a 18 anos com a aprovação da redução da maioridade penal. Lídice lembrou que os jovens em situação de criminalidade são "vítimas da estrutura social que o próprio Estado não foi capaz de resolver"...

Ascom/Lídece da Mata

Aliados do governo recuam e CPI do BNDES é inviabilizada após intervenção de Temer no Senado

Seis senadores aliados do governo Dilma Rousseff (PT) retiraram suas assinaturas da CPI no Senado para investigar empréstimos do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social). Além do baiano Otto Alencar (PSD), Rose de Freitas (PMDB-ES), Ivo Cassol (PP-RO), Omar Aziz (PSD-AM), Zezé Perrela (PDT-MG) e Fernando Ribeiro (PMDB-PA) - suplente de Jader Barbalho (PMDB-PA) - assinaram a pedido do senador Ronaldo Caiado (DEM-GO), mas voltaram atrás após intervenção de membros dos governo, uma dia após o vice-presidente Michel Temer (PMDB) ter assumido a articulação política do governo. Os senadores aliados negam a pressão pela retirada das assinaturas, mas admitem que o tema da CPI é "indigesto" para o governo federal, segundo informações da Folha de S. Paulo. Pela regras da Casa, são necessárias assinaturas de pelo menos 27 senadores para que uma comissão de inquérito seja criada. A oposição havia reunido assinaturas de 28 senadores, mas com o recuo dos seis parlamentares, o número cai para 22. Sem o mínimo, o requerimento com o pedido de criação da CPI pode não ser formalizado. ..

BN Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

Secretaria de Saúde de Petrolina divulga novo cronograma da Unidade Móvel de Atendimento Médico

O cronograma das visitas da Unidade Móvel de Atendimento Médico para abril inicia nesta quinta-feira, 09, em Garça e segue até o final do mês visitando oito localidades da zona rural de Petrolina durante o período da manhã a partir das 8h.

A equipe é formada por médico e técnica de enfermagem atende a todos ofertando diversos serviços como consultas médicas, aferição da pressão arterial, dispensação de medicamentos, solicitação de exames e consultas especializadas. Não é preciso agendamento, apenas a comunidade deve ir ao encontro da equipe. ..

Ascom/ Saúde Petrolina

Petrolina: Secretaria de Cidadania promove Encontro Regional com deficientes visuais

A Secretaria de Cidadania, através da Secretaria Executiva de Acessibilidade, em parceria com a Associação dos Deficientes Visuais de Petrolina (ADVP), promoverá o Encontro Regional de Formação Social de pessoas com deficiência visual. 

O evento ocorrerá no dia 9 de maio, próxima quinta-feira, a partir das 8h no Centro Social Urbano (CSU), com palestras sobre empreendedorismo e relacionamento dos familiares com os deficientes, além de um café da manhã inclusivo e também um Momento Cultural. Na ocasião também será lançada a Associação de Pessoas com Deficiência do Vale do São Francisco (APCDVASF). 

O Encontro Regional de Formação Social de pessoas com deficiência visual tem como objetivo envolver os deficientes visuais, a comunidade e as Instituições Acadêmicas do Vale do São Francisco, na tentativa de conscientizar a todos das necessidades destes usuários com relação a sua inclusão e acessibilidade. 

“A criação de uma entidade de defesa de direitos para eles como a Associação de Pessoas com Deficiência do Vale do São Francisco (APCDVASF) tem como carro chefe a inclusão da Pessoa Com deficiência em todas as áreas da vida. A missão da APCDVASF é tirar as limitações que a sociedade sem perceber impõe aos cadeirantes, cegos e todos que tem algum tipo de deficiência” disse a secretária executiva de Acessibilidade, Rose Andrade.  ..

asscom/Prefeitura Municipal de Petrolina

ARTIGO: PLANO DE COMBATE À CORRUPÇÃO SUGERIDO PELA OAB É CONSISTENTE E ABRANGENTE

A Corrupção virou tema primeiro em conversas de qualquer ambiente social e tem sido citada como a responsável por tudo de ruim que o país está vivendo atualmente.

Apesar de não ser assunto novo, a Corrupção ganhou corpo no seio da sociedade como tema de conversas, a partir do processo do MENSALÃO, aumentando significativamente com o processo LAVA JATO, que quase quebra a Petrobrás, maior empresa brasileira e uma das maiores do mundo, antes da roubalheira que se instalou nela...

Josemar Santana

Repentistas de Juazeiro são aclamados em Jaguarari

Os poetas repentistas de Juazeiro, Valdir Lemos e Antônio Vieira, já conhecidos no Município pelas diversas apresentações em bairros e especialmente no Dia da Poesia na cidade de Juazeiro, onde se reuniram com mais de dez cantadores e repentistas para comemorar a data, numa realização da Prefeitura Municipal, através da secretaria de Cultura e Juventude (SECJU), se apresentaram recentemente no município de Jaguarari, onde foram recebidos muito bem, e até aclamados como artistas que são, segundo o secretário Donizete Menezes, filho de Gameleira, distrito de Jaguarari.

O titular da pasta da Cultura em Juazeiro, Donizete, responsável pela visita dos dois repentistas a Gameleira, disse está satisfeito, “principalmente se tratando de dois conhecidos artistas populares de Juazeiro, que aqui na minha terra vieram não só conhecer, mas espalhar a sua arte e estreitar a convívio artístico entre os dois municípios”, completou...

Paulo Carvalho/SECJU

Pepe Vargas confirma e depois desconfirma convite para ser ministro

O ex-ministro das Relações Institucionais Pepe Vargas concedeu nesta quarta-feira (8) uma entrevista no Palácio do Planalto na qual primeiro afirmou que recebeu convite da presidente Dilma Rousseff para assumir o cargo de ministro da Secretaria de Direitos Humanos, no lugar de Ideli Salvatti. Mas depois de atender a um telefonema, durante a entrevista, Vargas disse que a nomeação dele ainda não estava confirmada e que, se convidado, aceitará ser o ministro.

A assessoria de imprensa da Secretaria de Direitos Humanos disse que as informações sobre o assunto só podem ser transmitidas pela Secretaria de Comunicação Social da Presidência. O G1 procurou a secretaria para saber se Vargas será nomeado ministro e aguardava resposta até a última atualização desta reportagem...

G1

Projeto aprovado em chamada pública desperta “um novo olhar” sobre a fotografia

Lançado dia 06, no Colégio Municipal Paulo VI em Juazeiro, o projeto “Fotografia Pelas Janelas”, do artista plástico Bebeto Assis, com a presença do secretário de Cultura e Juventude do Município, Donizete Menezes, do próprio artista Bebeto, da coordenação pedagógica do colégio, e de estudantes inscritos no projeto, que deverá se estender durante toda a semana, com culminância, através de uma exposição no Centro de Cultura João Gilberto, de 19 a 22 de abril.

O projeto aprovado em edital do Município – Chamada Pública 2014, através da secretaria de Cultura e Juventude (SECJU) vai despertar “um novo olhar” sobre a fotografia, segundo Bebeto, que fez questão de provocar o interesse nos estudantes logo no primeiro dia de apresentação. “O objetivo maior desse projeto, o foco, é ver a fotografia como objeto de arte. Não é ensinar a tirar foto, porque isso vocês já fazem, como as selfies da vida. Mas ver a foto como arte, ter um novo olhar”, explicou...

Por Paulo Carvalho/SECJU

GUTERIMA É APLAUDIDO E INOVA NA 37ª TEMPORADA DE A CRUCIFICAÇÃO

O GUTERIMA - Grupo de Teatro Imaginativo dando início às atividades comemorativas dos 41 anos de existência, apresentou nos dias 2 e 3 de abril de 2015 (Quinta e Sexta-feira Santas), às 20h30, no Parque Josepha Coelho, com entrada gratuita, o maior e mais belo espetáculo sacro do sertão pernambucano A CRUCIFICAÇÃO. Batendo recorde de público, o espetáculo, pelo segundo ano consecutivo, recebeu aporte financeiro através da aprovação no VII Edital Pernambuco de todas as Paixões, da Fundarpe/Secult-PE e Governo do Estado.

Com o objetivo de trocar informações e acompanhar a montagem do espetáculo, esteve presente, representando a Fundarpe, a Diretora Teatral e Atriz, Maria Rita. Por sua vez, o GUTERIMA, bastante aplaudido e sempre ousado, inovou este ano ao convocar o Quinteto MOSAICO para um concerto musical AO VIVO, que entoou cânticos sacros, ao término do espetáculo, com sucesso absoluto. Além de intérprete de libras, desde 2014, A CRUCIFICAÇÃO recebeu nova iluminação, novos cenários, novos atores e uma novidade que surpreendeu a todos: a retirada das baias que circundam a área da encenação, aproximando o povo dos atores...

Vereadores de Sento Sé cobram a instalação de agências do INSS e da Caixa Econômica

 

Em recente visita a sede do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e a Caixa Econômica Federal, ambas em Juazeiro, os vereadores Uemisson Almeida (Eminho do PHS), João Borges (SDD) e Jamerson Santiago (PT), cobraram agilidade nos processos de instalação das referidas agências no município de Sento-Sé...

Da Redação com colaboração da Câmara de Vereadores de Sento Sé

Alunos da comunidade de Pedrinhas e do N7 ainda podem se matricular no Projovem Campo Saberes da Terra

Estão abertas a partir de hoje (08), as matrículas para o Projovem Campo Saberes da Terra para jovens e adultos, entre 19 e 29 anos que queiram concluir o Ensino Fundamental, nas comunidades das Pedrinhas e do N7. O período de matrícula vai até o próximo dia 23 e os alunos devem procurar a Escola Municipal Bruna Negreiros, no Projeto Senador Nilo Coelho-NM07, no horário das 8h às 17h, com todos os documentos originais e cópia: RG, CPF, Comprovante de residência e Histórico ou Declaração Escolar. Lembrando que os alunos terão auxílio no valor de R$ 100,00, além de farda, material escolar e sala de acolhimento para os filhos dos matriculados. ..

Ascom/Seduc Petrolina

Contas do prefeito de Morro do Chapéu são aprovadas com ressalvas

As contas do prefeito de Morro do Chapéu, Cleová Oliveira Barreto, referentes ao exercício de 2013, foram aprovadas com ressalvas pelo Tribunal de Contas dos Municípios, na sessão desta quarta-feira (08), após o provimento parcial do pedido de reconsideração formulado pelo gestor. A multa foi reduzida de R$ 5 mil para R$ 4 mil e o gestor comprovou o ressarcimento de R$ 6.259,25 aos cofres municipais.

Na reconsideração, o prefeito encaminhou o parecer do Conselho Municipal de Saúde e o inventário dos bens patrimoniais, além de ter comprovado que vem adotando medidas para a cobrança dos créditos inscritos na Dívida Ativa...

Ascom/TCM BA