RedeGN - Sempre ligado.

Outros Destaques

Especial Coronavírus

Acompanhe o mapa do COVID-19 em tempo real em nossa página especial.

"Entre Aspas"

Rui Costa - Governador da Bahia

"O reitor conseguiu os respiradores, mas o Governo Federal não permitiu a abertura desses leitos"

Governador Rui Costa criticando postura do Governo Federal em relação a instalação de UTI,s conquistadas pela Univasf para Juazeiro

Outras Notícias

Deputado Roberto Carlos visita Ibipitanga para inaugurar obras e definir metas para as eleições de 2016

O deputado Roberto Carlos (PDT) esteve no município de Ibipitanga, localizado no centro-sul do Estado, atendendo o convite do prefeito Humberto Raimundo (Beto), para inauguração do Posto de Saúde, além de participar da abertura dos festejos juninos antecipados do município.

O parlamentar participou do encontro com as lideranças do PDT local, bem como o presidente daCâmara de Vereadores Robinson José (Jó), o vice-prefeito Antônio de Xavier e os vereadores PaulinhoAlves, Reinaldo de oliveira (Dão de Davi) e Joaquim Francisco (Quinquinha)...

Ascom Dep. Roberto Carlos

Amab diz que juízes baianos não têm a segunda melhor remuneração no país

A Associação dos Magistrados da Bahia (Amab), em nota, repudiou as informações da matéria sobre os salários de magistrados no país, publicada na última sexta-feira pela revista Época, e afirmou que não é certa a informação de que os magistrados baianos recebem a segunda melhor remuneração em um ranking nacional. De acordo com a presidente da Amab, Marielza Brandão, a informação não é correta e nem verdadeira, pois o “valor ali indicado representa a média remuneratória, quando em verdade ela foi referenciada apenas no mês de janeiro”. “É sabido que a todo trabalhador brasileiro é dado o direito à percepção anual de décimo terceiro salário, férias e, por vezes, abono pecuniário.

É isso o que acontece, no mês de janeiro de cada ano, quando o magistrado baiano recebe normalmente 50% do décimo terceiro salário, cuja tributação somente ocorre quando do pagamento da segunda parcela, no mês de dezembro de cada ano, bem como férias e abono pecuniário, vantagens essas de caráter eventual, o que eleva substancialmente a sua remuneração”, esclarece a Amab. Os dados foram coletados no portal da transparência do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA). “A magistratura da Bahia, além do subsídio a que faz jus, recebe, apenas, o auxílio-alimentação, e a partir de setembro de 2014, por decisão do STF, a verba do auxílio-moradia”, explica. Ainda na nota, a Amab destaca que as demais categorias que operam na Justiça baiana recebem adicional de gratificação por acumulação de função, inclusive, os operadores de direito da esfera federal conforme Leis n. 13093/2015, 13094/2015, 13095/2015 e 13096/2015, “vantagem essa não percebida pela magistratura baiana”. “Ao revés, os magistrados baianos acumulam, muitas vezes, mais de duas comarcas além daquela da qual é titular sem receber qualquer valor pelo exercício dessas substituições, além de realizarem plantões noturnos e nos fins de semana, e também assumirem atividades administrativas, como administração de fóruns, fiscalização de cartórios judiciais e extrajudiciais, unidade gestora, dentre outras atividades, sem qualquer compensação remuneratória”, diz a Amab. A entidade ainda reivindica que a publicação faça as correções necessárias, sob pena de adoção das medidas judiciais pertinentes...

Ensino e Pesquisa: Profissional do HDM/IMIP é novamente selecionado para revisão de artigo acadêmico australiano

Mais uma vez o Hospital Dom Malan/IMIP, em Petrolina (PE), teve um profissional escolhido para revisar uma produção científica internacional. O ginecologista e superintendente da Unidade, Marcelo Marques, novamente revisou um artigo acadêmico. Desta vez a produção relata um caso de complicação grave e pouco frequente na gravidez.

A pesquisa que foi realizada na Austrália possui o título: Acute Fatty Liver of Pregnancy with Hypoglycaemia, Diabetes Insipidus and Pancreatitis, Preceded by Intrahepatic Cholestasis of Pregnancy (Esteatose hepática da gravidez com hipoglicemia, diabetes insípido e pancreatite, precedidos de colestase intra-hepática)...

Ascom Dom Malan

Prefeitura segue com tapa buraco na BA-210

A Secretaria de Serviços Públicos (SESP), retomou nesta terça-feira (16) a operação Tapa Buraco na BA-210. Uma parceria com o Governo do Estado da Bahia. Na última semana, os serviços atenderam ao trecho compreendido entre o Mercado do Produtor e a empresa Arcelor Mittal, bem como foi feito o cascalhamento e a imprimação do restante da pista até o contorno de acesso ao município de Sobradinho. 

De acordo com Bartolomeu Cardoso (Bertinho da Carnaíba), gerente de Manutenção Viária da SESP serão utilizadas 21 toneladas de massa asfáltica. "Estamos aplicando agora a massa asfáltica. A media que fazemos com esse montante é de 700 a 800 metros", informou Bartolomeu. ..

Ascom/Juazeiro

Campeonato Interdistrital de Juazeiro começa a apontar favoritos

A bola rolou em campo entre as equipes do Itamotinga e Massaroca em mais uma partida do Campeonato Interdistrital, uma realização da Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Educação e Esportes e que tem movimentado as sedes dos distritos do município. 

O primeiro gol da partida saiu aos 34' do primeiro tempo. O meio campista Geovane, camisa 10 do Itamotinga, deu o passe para o atacante, Edson de Souza, que de fora da área marcou o primeiro gol da partida. O placar só foi alterado aos 14' do segundo tempo com o gol do atacante de Massaroca, Felipe. A partida terminou empatada. ..

Ascom/Juazeiro

São João do Vale: Controladoria Geral do Município fiscaliza instalação da estrutura

A Controladoria Geral de Petrolina vai acompanhar de perto toda a execução do contrato da instalação física da estrutura que será montada do São João do Vale 2015, que será realizado no Pátio de Eventos Ana das Carrancas, entre os dias 23 e 27 de junho. É o que informa o Controlador Geral do Município, Renan Borges.

Segundo o Controlador, a empresa tem por obrigação fornecer a estrutura mínima necessária para a realização do evento (palco, camarim, camarote, banheiros químicos, tendas, baias, fechamento, toldos, geradores, som e iluminação do palco, telão de led). "Cabe a Controladoria Geral acompanhar todo o trâmite e garantir que o contrato seja cumprido, ou seja, os serviços a serem executados, bem como a descrição da estrutura dos equipamentos a serem instalados no Pátio de Eventos Ana das Carrancas, as quantidades e sua distribuição, deverão seguir as quantidades e modelos definidos nas especificações técnicas", informou...

Ascom/Petrolina

Adolfo Viana propõe investigação de vistoria veicular do Detran

Em discurso proferido na tarde desta terça-feira (16), o deputado estadual Adolfo Viana (PSDB) solicitou que o poder legislativo investigue através de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) os contratos do Detran com o objetivo de esclarecer as determinações do órgão que exige vistoria anual dos veículos.

Conforme o parlamentar, em 2012, o Departamento baixou uma portaria obrigando a vistoria anual de carros utilitários a partir de 2013, e os demais veículos, a partir de 2016. "Se faz necessário que a Superintendência do órgão esclareça essa determinação, e o contrato orçado no valor de R$ 21 milhões com o consórcio que vai administrar o pátio do Detran. Nós do poder legislativo temos o dever de investigar. Esta Casa tem a obrigação de tomar conhecimento de todos os contratos do Detran", afirmou o parlamentar tucano...

Ascom/Adolfo Viana

Projeto de "Cotas" para Forrozeiros é alterado para driblar inconstitucionalidade

Apresentado no início de junho, o Projeto de Lei que pretendia estabelecer "cotas" para forrozeiros em contratações foi totalmente reformulado pelo deputado estadual Joseildo Ramos (PT) e deve ser votado nesta terça-feira (16) na Assembleia. Coube ao presidente da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) a missão de dar constitucionalidade à iniciativa. O novo texto destina um percentual mínimo de 60% das contratações para atividades culturais com recurso do Estado para artistas que "expressam a cultura baiana e regional". A regra vale, inclusive, para recursos repassados via convênio para as prefeituras.

Para efeito da Lei, a matéria considera expressões da cultura baiana e regional toda e qualquer manifestação artística consagrada historicamente pelo povo baiano, seja na literatura, culinária e música, a exemplo do samba, samba de roda, cantoria, axé, bumba-meu-boi, frevo, capoeira, afoxé, forró, repente, dentre outras, reconhecidas pela Fundação Cultural do Estado da Bahia (Funceb).

"Retiramos o vício inconstitucional que havia no texto original da iniciativa para atacar o coração da proposta que é preservar a nossa identidade e valorizar a cultura local", ressaltou Joseildo. Se a ideia inicial era beneficiar os "forrozeiros" baianos, o projeto alterado por Joseildo atinge também outra festa de grande porte: o carnaval. O texto propõe agora que festejos típicos de grande expressão cultural, como São João e Carnaval, que recebem verbas estaduais, passem a contratar também 60 % dos artistas e grupos que preservem as características culturais específicas de cada festa. Caso seja aprovado e sancionado pelo governador Rui Costa, as novas regras passam a valer a partir do ano que vem. Além de Joseildo, responsável pela reformulação, assinam o projeto, os deputados Zé Neto (PT), Leur Lomanto Jr. (PMDB), Sandro Régis (DEM) e Luiza Maia (PT). ..

Ascom Dep. Joseildo Ramos

MPEduc: MPF e MPE realizam audiência pública em Canudos/BA dia 16 de Julho

O Ministério Público Federal (MPF) em Paulo Afonso/BA e o Ministério Público do Estado da Bahia (MP/BA) realizam audiência pública sobre o Projeto Ministério Público pela Educação (MPEduc), no próximo dia 16 de julho, em Canudos, há 372km da capital baiana. O evento vai ocorrer às 14h no Ginásio de Esportes do município, localizado na Avenida Enock Canário, s/n, Centro. O objetivo é identificar os motivos do baixo Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) nas escolas públicas do município, além de ouvir órgãos da administração pública municipal e estadual, comunidade e instituições locais sobre as demandas na área de educação.

A audiência pública, etapa essencial do MPEduc, além de incentivar efetiva participação cidadã no tema, irá orientar a atuação dos Ministérios Públicos na área de educação. No ano passado, um inquérito civil foi instaurado para estabelecer a execução do projeto, levando em consideração os baixos valores alcançados no Ideb no município, que foi de apenas 3,4 para o 4º e 5º ano e 3,1 para o 8º e 9º ano, numa escala de zero a dez, apesar dos altos e crescentes investimentos financeiros do Ministério da Educação/Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (MEC/FNDE). Não haverá inscrições e qualquer pessoa que chegar ao local poderá participar...

Ascom MPF

Prefeito Isaac se reúne com Governador e garante apoio para novos investimentos em parceria com o Estado

Nesta terça-feira (16) o Prefeito Isaac Carvalho, acompanhado do secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Carlos Neiva, cumpriu mais uma agenda administrativa em Salvador em busca de novos investimentos para Juazeiro. Na pauta, obras de infraestrutura, o consórcio da saúde e a crise hídrica no Vale do São Francisco.

A respeito da primeira pauta, de imediato Rui Costa autorizou a CONDER a abrir nova licitação para a obra da Avenida Manoel Borges, localizada no Parque Residencial, como também a conclusão da Avenida São João, no bairro Piranga, esta última que falta receber apenas o meio fio e o passeio público. Outra importante e aguardada obra, a duplicação da segunda etapa da Avenida Nova Juazeiro – trecho da BA 210 entre o Mercado do Produtor e o contorno de acesso a Sobradinho –, cujo projeto já foi aprovado, segundo o governador a licitação será autorizada até o fim do ano...

Luiz Hélio/PMJ

Secretaria de Educação do Estado da Bahia envia nota ao Blog sobre processo seletivo REDA

No último domingo (14), o Blog Geraldo José recebeu a denuncia da leitora Ioná Pereira sobre dificuldades durante a inscrição no Processo Seletivo Reda. Na tarde de hoje (16), a secretaria  de Educação do Estado da Bahia enviou nota a nossa redação esclarecendo as dúvidas da leitora. Vejam a seguir o que diz a secretaria sobre o assunto! 

Em relação à matéria intitulada “dificuldade de inscrição para seleção de professores na Bahia”, a Secretaria da Educação do Estado da Bahia esclarece que: ..

Prorrogadas as inscrições para seleção dos membros do Conselho Tutelar de Sobradinho

A Presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, Lusenira Bandeira, informa que o prazo para inscrições do processo seletivo e eleitoral dos membros do Conselho Tutelar de Sobradinho foi prorrogado para o dia 19 de junho. Os membros eleitos atuarão no quadriênio 2016-1019.

As inscrições podem ser feitas na Casa dos Conselhos, que fica ao lado da sede do Conselho Tutelar, Rua 2, Quadra N12, Número 10, das 8h às 13h...

Ascom/Sobradinho

Prazo para uso de extintor veicular ABC será prorrogado pela terceira vez

O prazo para a obrigatoriedade do extintor veicular do tipo ABC será prorrogado mais uma vez, conforme anúncio do Ministério das Cidades, após pedido do ministro Gilberto Kassab. O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) publicará uma nova resolução para determinar uma nova data. De acordo com o G1, esta é a terceira vez em que o prazo é prorrogado. O primeiro adiamento ocorreu no começo deste ano, quando a multa pela falta do extintor ABC começaria a ser aplicada em 1º de janeiro. No dia 7 daquele mês, o governo mudou o prazo para 1º de abril. Em março, uma segunda resolução adiou o prazo para cumprimento da norma, fixando-o em 1º de julho. Quando entrar em vigor, a resolução irá punir com multa de R$ 127,69, além de cinco pontos na carteira de habilitação, os motoristas que trafegarem com extintor que não seja do tipo ABC. De acordo com o Portal Brasil, o pó deste extintor é capaz de combater princípios de incêndios em materiais sólidos, líquidos inflamáveis e equipamentos energizados. ..

BN

ARTIGO: AS FAMÍLIAS E SEUS NOVOS FORMATOS

por Josemar Santana

Apesar dos seus novos formatos, quando falamos em família como base do casamento, pensamos primeiramente na instituição que acompanha o ser humano desde os tempos primordiais, mas que sofreu modificações ao longo do tempo, especialmente a partir do século 20, continuando a ser uma instituição forte, solidificada e que se mostra imprescindível ao ser humano, mesmo com o impacto da evolução que lhe permitiu aperfeiçoar-se como base da sociedade...

Prefeito Luiz Vicente Berti sanciona lei que altera o Plano Municipal de Educação

O Plano Municipal de Educação - PME é o instrumento mais importante da política educacional e planeja as ações e políticas públicas para a área a serem alcançadas em dez anos. Com isso, contribui para a efetivação do acesso à educação de qualidade, da garantia de direitos das crianças, adolescentes, jovens e adultos e, ao mesmo tempo, traça uma diretriz a ser seguida pelas gestões posteriores. 

Desde 2014 a Prefeitura Municipal de Sobradinho, pela secretaria da Educação, realiza, juntamente à Comissão de Acompanhamento, Avaliação e Adequação do Plano Municipal de Educação, nomeada pelo prefeito Luiz Vicente Berti, através do Decreto de Nº 116/4014, o processo de discussão do PME elaborado em 2011 e revisão deste, para a sistematização das proposições levantadas pela sociedade e comunidade escolar...

Ascom/Sobradinho