RedeGN - Reminiscências

Outros Destaques

Especial Coronavírus

Acompanhe o mapa do COVID-19 em tempo real em nossa página especial.

Reminiscências

Reminiscências... Inauguração do Cafona

Inauguração da Casa de Shows “O Cafona” na década de 70, que durante anos embalou os finais de semana da juventude juazeirense. Na primeira foto o ex-prefeito do município Joca de Souza Oliveira e o radialista Herbet Mouze entrevistando o proprietário Zé Carlos do Cafona. Na segunda foto, entre os convidados os radialistas Elias Cruz e Raimundo Amarildo e o jornalista Raimundo Nonato Valverde Sapucaia. Foto enviada pelo filho de Zé Carlos do Cafona, Jean Carlos do Nascimento do Carmo. ..

Reminiscências...

O 1º Trio de Juazeiro foi da ZYN- 21 Rádio Juazeiro, que saiu em 1º de maio de 1962. Esta foto é do acervo de Hildene Sento-Sé. Nos meados do 1º governo de Américo Tanuri (1963-1966), foi criado o 1º trio elétrico Municipal. Edésio ao violão, Urbano e Pedro Banturra no cavaquinho, José Garapa e Eledon na percussão.  A foto é do acervo do Museu. Os nomes dos músicos me foi dado por Jaime Caldas.

“Este trio é da década de 1970.  Esta foto faz parte do Acervo do Museu. O bonito de tudo é podermos constatar a animação do povo. O da Rádio Juazeiro como foi o primeiro, a gente observa que poucas pessoas estão acompanhando. Quem sabe, ficaram sem jeito querendo entender a novidade.  O da PMJ já aumentou o número de pessoas, e os que seguiram muito mais” declarou ao Blog a diretora do Museu Regional do São Francisco Rosi Costa...

Reminiscências...

 

2 de fevereiro/65, início da obra.

..

Reminiscências...

Geraldo,

Seguem essas duas fotos para o quadro “Reminiscências” Do lado direito: Sd Marconi Silva de Carvalho, Sd Paulo Coelho Barreto, Sd Pierre, Sd Nascimento. Esses outros são do ano de 78 e não lembro mais os nomes dos mesmos...

Dom Malan sob o risco de restrição de atendimento

As entidades médicas Simepe e Cremepe estiveram reunidas nesta segunda-feira (29), em Assembleia Geral (AGE), com os médicos obstetras e ginecologistas do Hospital Dom Malan (HDM) do IMIP, no auditório da Unimed do Vale São Francisco em Petrolina. Após quase duas horas de discussões com os profissionais, as entidades mostraram-se preocupadas com a possibilidade de restrição da assistência do serviço nos próximos dias, em virtude do grave déficit nas escalas de plantão, além da falta de condições de trabalho.

“No último mês, houve 12 pedidos de desligamentos dos médicos, sendo a principal reclamação a sobrecarga de trabalho”, afirmou o vice-presidente do Simepe, Tadeu Calheiros. Durante a reunião, os médicos que ainda trabalham no HDM informaram que o risco de novos desligamentos existe caso o número de plantonista não seja ampliado para cinco profissionais por turno. Além disso, a decisão da entrega dos cargos não foi tomada, ontem (29), devido a garantia da gestão de que nenhum médico dobrará seu plantão em janeiro...

Assessoria de Comunicação do Simepe

Reminiscências...

Geraldo José,

Segue imagem da antiga Estação de Juazeiro, datada de 1915, para publicação no quadro "Reminiscências". A imagem pertence ao Instituto Oswaldo Cruz: "Expedições Históricas: Viagem pelo rio S. Francisco e por alguns dos seus afluentes entre Pirapora e Joazeiro"

Abraços,..

Reminiscências...

Foto enviada pelo leitor Yata Anderson, filho do saudoso jornalista Antônio Carvalho, e revela parte da equipe de cobertura do carnaval da Rádio Juazeiro denominada de Haley, em razão do cometa que levou este nome e foi visto a quilômetros de distância da terra naquele ano. Na foto em pé: Nilton Ferreira, Geo Moreira, Zé Geraldo. Sentados: Antônio Carvalho e Geraldo Messias. ..

Reminiscências...

Grande Geraldo,

Ainda ressabiado da festa de lançamento do bloco Filhos da Pauta 2015, recebi neste domingo (30) com surpresa, mas como muita alegria a presença em nossa residência do amigo Herbet Mouze que nos presenteou com esta foto de um torneio início da Liga 1° de Maio, com data de 01/05/1972, realizado no Campo dos Khoury. Mouze ao centro transmitindo a partida, do lado direito o grande João Eudes N. Pereira, falecido, no lado esquerdo Sergio Grilo e em pé do lado esquerdo eu (que treinei bem), com (15) quinze anos, olha que já tenho 57 (cinquenta e sete) e o restante da galera, quem se achar é só acusar. Valeu Mouze!..

Reminiscências...

Meu caro amigo Geraldo,

Estou te enviando uma foto do meu acervo pessoal, para você postar ai nas reminiscências. Uma foto do saudoso Ney Massagista (atchô-tchô) entrevistado por um repórter da Rádio Juazeiro...

Reminiscências...

Estação Ferroviária de Juazeiro (BA)
Autor: Alfredo José Porto Domingues, Tibor Jablonsky. Ano: 1957. Fonte: IBGE ..

Enviado pela leitora Laís Lino

Reminiscências...

O cotidiano da cidade de Juazeiro pelo olhar de Euvaldo Macedo Filho. Sem data.

..

Laís Lino

Prefeitura inaugura reforma e climatização da EMEI Jandira Borges nesta quinta (02)

O mês de Outubro já começa trazendo boas novidades. Nesta quinta-feira (02), às 17h, a Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Educação e Esportes irá inaugurar a reforma e climatização da Escola Municipal de Educação Infantil Jandira Borges, no bairro Tabuleiro.

De acordo com informações da diretora de Educação Infantil, Miranery Amorim, a EMEI Jandira Borges era muito pequena e só haviam duas salas para as crianças. “O espaço era muito pequeno, tanto que havia ainda uma extensão, funcionando em uma casa alugada. Então nós ampliamos e construímos mais duas salas, uma área de serviço e aumentamos a cozinha”, completa Miranery...

Por Ramáiana Leal/ SEDUC Foto Ilustrativa da Internet

REMINISCÊNCIA: PRAÇA PEDRO PEREIRA PRIMO

Estas são fotos do Festival de Pipas na Praça Pedro Pereira Primo, em 1977 (atual Terminal de ônibus / Camelódromo). Em uma das fotos, vê-se ao fundo o pontilhão que liga o bairro Santo Antônio a Avenida Santos Dumont e também o Posto Pinheiro. 

..

Lais Lino

Reminiscência? Tudo tem um passado!

Em 1988, criamos  o Movimento da Juventude por um Juazeiro Novo, Jorge Khoury era o prefeito e embarcou no vapor dos nossos sonhos - também queria Joseph Bandeira prefeito. Mizinha entrou pelo meio e estragou o tempo, levou um cacete de mais de cinco mil votos de frente depois também virou prefeito. Esta foto  foi no "Angary", plantamos um pé do Juazeiro Novo que morreu de sede. Chaves já era "careca" neste tempo e Jaiminho Badeca já falava manso, John Khoury já olhava desconfiado para o outro lado?

Carlos Maurício Dias Cordeiro (Mauriçola)..

REMINISCÊNCIAS: Prefeitura Municipal – Inaugurada entre 1896 e 1898

"Apesar da pequena renda da comunidade, lançou (Cel. Henrique José da Rocha) * suas vistas para a construção de um prédio que abrigasse a Prefeitura, que até então ocupava casa de aluguel. Levantada a planta do edifício, começou a trabalhar incessantemente e, se não fosse a grande seca de 1899, cujos efeitos desastrosos repercutiram profundamente no erário municipal, teria inaugurado o majestoso edifício, cogitação do seu governo. Conseguiu, porém, deixá-lo totalmente coberto com alguns salões prontos, possibilitando a seu sucessor terminar com facilidade o prédio, que ainda hoje (1965) abriga a sede do executivo e do legislativo municipais." ¹

..

Reminiscências...

Construção de Avenida Luis Inácio Lula da Silva, entre os bairros Novo Encontro, Centenário e Maria Gorete, de autoria do Sr. José Dias, ex-treinador da Liga de Baé, enviada pelo leitor e colaborador Luciano Medrado. ..

Reminiscências...

Escolas Reunidas Dr. José Inácio da Silva - o prédio abriga atualmente a DIREC-15. "No governo Góis Calmon (1924-1928), foi iniciada a construção do prédio escolar, onde se localizam atualmente as "Escolas Reunidas Dr. José Inácio da Silva", o qual foi inaugurado em 24.06.1937."

Trecho do Livro "Juazeiro na Esteira do Tempo" Edson Ribeiro. 2ª Edição. 2005...

Enviado pela leitora e colaboradora Laís Lino

Reminiscências...

Veja ai Cascavel, Praça Dom Tomáz, no aristocrático bairro Santo Antônio, no final da década de 70. No fundo um parquinho de diversão e alambrado confeccionados na Oficina Brasil, pelo saudoso mestre José Firmino, que não por acaso é meu pai. 

José Raimundo dos Santos (Negão do Edson)..

Reminiscências: Em 1962, Brasil perdia Pelé durante a Copa; Brasil se consagra Bi-Campeão Mundial

Em 1962, durante a campanha do bicampeonato mundial, o Brasil também perdeu um dos seus grandes astros. Pelé se contundiu durante o jogo contra Tchecoslováquia, na segunda partida da Copa. O rei sofreu um estiramento muscular que o impediu de voltar aos gramados durante a Copa do Chile. Amarildo, ponta-esquerda do Botafogo-RJ, foi o substituto de Pelé. O Brasil se recuperou da tragédia com uma brilhante atuação da dupla botafoguense Garrincha e Amarildo. Em sua primeira partida, Amarildo fez uma grande atuação, marcando os dois gols do Brasil na vitória contra a Espanha. Amarildo ainda marcou o primeiro gol do título do Brasil na final contra a Tchecoslováquia.  ..

Fonte: EBC

Reminiscência...

Valmir Alves (in memoriam), Luís Pereira, Geraldo José e José Carlos Tanuri

Julho de 1988, aniversário da cidade, última visita do zagueiro Luís Pereira à Juazeiro. Ele que é natural da cidade além da participação histórica no Palmeiras, também é ídolo do Santo André e do Atlético de Madri, da Espanha, onde foi jogar, numa época em que apenas grandes jogadores eram contratados pela Europa. Luís Pereira terminou sua carreira somente em 1997, com 47 anos, idade considerada muito avançada para o futebol. Em tempo de Copa do Mundo é bom lembrar que Luís Pereira foi o primeiro juazeirense a vestir a camisa da seleção brasileira. Daniel Alves, atualmente na seleção de Felipão, é o segundo. Luís Pereira veio a Juazeiro atendendo convite do vereador e presidente da LDJ à época, José Carlos Tanuri...