RedeGN - Variadas

Outros Destaques

Especial Coronavírus

Acompanhe o mapa do COVID-19 em tempo real em nossa página especial.

Variadas

Profissionais de pediatria do HDM/IMIP recebem palestra sobre doença renal rara

Quinta-feira (16), profissionais da área de pediatria do Hospital Dom Malan/IMIP, em Petrolina (PE), participaram de uma palestra sobre Síndrome Hemolítico Urêmica  Atípica, uma doença renal rara. Durante a reunião foi abordado um novo tratamento dessa patologia grave, que pode causar o mau funcionamento dos rins e morte. Segundo o palestrante, o nefrologista pediátrico, Gustavo Coelho Dantas, que veio de Recife (PE), a Síndrome Hemolítico Urêmica Atípica é uma doença grave que requer bastante atenção. “Se não tratada, pode levar o paciente ao óbito ou determinar que ele fique permanentemente em diálise”, explica.

“Recentemente houve uma mudança na forma de tratar (a síndrome) e a gente veio aqui conversar sobre isto, orientar o diagnóstico da doença e os caminhos que existem para utilizar esse novo método. Com esse novo tratamento, a quantidade de pacientes que ficam livres de diálise ou deixam de morrer é muito grande”, diz Dantas. “Gostei muito de conhecer o HDM/IMIP, é um serviço muito estruturado, as pessoas são comprometidas e tivemos uma reunião muito rica, com a participação maciça dos profissionais da instituição”, complementou o nefrologista...

Ascom HDM

FESTA APOTEÓTICA ENCERRA III FESTIVAL INTERNACIONAL DA SANFONA

Noite passada (18), na Orla Nova de Juazeiro, de forma apoteótica, aconteceu o encerramento do III Festival Internacional da Sanfona com um grande show que contou com a participação de artistas regionais, nacionais e internacionais, entre eles: Flavio Baião, Oswaldinho do Acordeon, Nathanael Souza (Portugal), Alexander Hrustevich (Ucrânia), Targino Gondim, Beto Hortis, Elba Ramalho e Raimundo do Acordeon.

Um público estimado em mais de 20 mil pessoas acompanhou a festa sem uma confusão. Um momento de bastante emoção foi quando o artista regional dividiu o palco com Elba Ramalho, lembrando algumas canções do Rei do Baião, Luiz Gonzaga. Foi uma festa à altura do povo juazeirense e da programação comemorativa dos 137 anos de cidade...

Empreendimentos da Agricultura Familiar poderão vender produtos direto para escolas estaduais

Cerca de 20 empreendimentos de municípios do Território Sertão do São Francisco participaram de uma reunião na tarde desta quinta-feira (16) com representantes da Secretaria de Educação da Bahia para conhecer uma nova forma de fornecer produtos da Agricultura Familiar para escolas da rede estadual. Frutas, polpas, sucos, doces, sequilhos, legumes, hortaliças, derivados do peixe, carnes, entre outros produtos, poderão ser entregues diretamente nas escolas pelos empreendimentos ou agricultores/as individuais credenciados na Secretaria de Educação da Bahia. Para se credenciar é preciso entregar documentação na referida secretaria e após habilitados os empreendimentos ficam aptos a fornecerem os produtos conforme a demanda apresentada pelas escolas à Secretaria de Educação, através da Superintendência de Organização da Rede Escolar e da Coordenação de Alimentação Escolar.

Segundo a coordenadora de Alimentação Escolar no estado, Amanda Andrade, o objetivo é “fortalecer essa comercialização de produtos da agricultura familiar no Território, fazendo um elo com o Programa de Alimentação Escolar”. Na reunião, que aconteceu na sede do Irpaa, em Juazeiro, as/os participantes conheceram o funcionamento do Programa e o procedimento necessário para se credenciar. Integrante da Associação de Apicultores/as de Sento Sé (Aapssé), Jaciara Ladislau, avalia que esta oportunidade “só vem a acrescentar mais uma forma de comercialização dos empreendimentos da Rede Sabor Natural do Sertão e melhorar a renda dos agricultores familiares do Território Sertão do São Francisco”. Jaciara fala ainda da importância de divulgar para outros grupos a importância de fazer o credenciamento...

Comunicação Irpaa

Após pagamento de multa, Compesa tem maquina liberada pela Prefeitura

Após o pagamento de multa no valor de R$780,00, ao setor de Fiscalização de Obras e Posturas da Secretaria Executiva de Ordem Pública do Município, aCompanhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) teve maquina liberada pela Prefeitura de Petrolina no início da tarde desta sexta-feira(17).

Recapitulando, a Compesa, teve uma máquina apreendida pelos agentes da Ordem Pública na manhã desta quinta-feira(16), quando utilizavam a máquina para perfurar o novo asfalto, na Guararapes, sem a previa autorização, gerado desta prejuízo erário a população. Mesmo ciente que não poderiam realizar qualquer tipo de obra nas ruas/avenidas que estão recebendo o recapeamento asfáltico, no centro de Petrolina, a Compesa danificou o asfalto, recém-aplicado, para reparos na tubulação...

Ascom Prefeitura de Petrolina

Prefeitura e comunidade do Projeto Bebedouro realizam 47ª Festa dos Colonos

Juntamente com a Prefeitura Municipal de Petrolina, que é parceira do evento, a comunidade do Projeto de Irrigação Bebedouro realiza no próximo dia 25 de julho a 47ª edição da Festa dos Colonos, uma das festividades mais tradicionais da Zona Rural da região. O evento é uma confraternização entre colonos, familiares e amigos do Projeto de Irrigação, hoje composto por cerca de 200 produtores. Na programação da festa está um grande churrasco a céu aberto no Clube de Eventos da localidade, onde também acontecerão os shows musicais com as atrações Sérgio do Forró, Cavalo de Fogo e Frank do Acordeom.

De acordo com o presidente de Associação do Distrito de Irrigação do Bebedouro, Orácio Francisco da Silva, estão sendo preparados mais de 2 mil quilos de carne, que serão assados no local. “Graças aos nossos parceiros, como a Prefeitura, o comércio e as empresas de produtos agrícolas, vamos produzir mais uma grande festa na comunidade, onde todos estão convidados a brincar e se divertir”, comunicou. De acordo com o vereador Elismar Gonçalves, oriundo da comunidade do Bebedouro e um dos articuladores responsável pelo evento, um diferencial da festa este ano é que o show das bandas, além de serem aberto ao público, acontecerá durante o dia, ao longo da festa, e não mais a noite, como era de costume...

Ricardo Alves Ascom Sedesa /PMP

Mutirão de Limpeza atende Maniçoba I e II

Cerca de 70 agentes da Secretaria de Serviços Públicos (SESP) de Juazeiro atuaram sexta-feira (17) nas comunidades de Maniçoba I e II com mutirão de limpeza. Os trabalhos executados com o auxílio de uma retroescavadeira e caçamba, contemplaram trabalhos de varrição, pintura de meio-fio, e recolhimento de lixo e entulho.

De acordo com o secretário de Serviços Públicos, Fernando Dantas, todo esse trabalho de limpeza faz parte do cronograma de ações da SESP.  "Os mutirões acontecem dentro de um cronograma que busca atender as comunidades rurais e bairros da cidade. Para isso, a Gerência de Limpeza faz uma análise para avaliar as necessidades existentes, a atuação dos agentes e máquinas necessárias", finalizou Fernando. ..

Ascom/Juazeiro

Sobradinho realiza o II Seminário de Arqueologia

Sobradinho sediou nesta sexta-feira (17) o II Seminário de Arqueologia, uma ação prevista pelo Projeto de Resgate, Monitoramento Arqueológico e Educação Patrimonial na Área de Implantação da Mina Suçuarana, em Jaguarari - BA que vem sendo desenvolvido pela equipe de Arqueologia da Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF), em parceria com a Prefeitura de Sobradinho, Mineração Caraíba SA, o Instituto Habilis, a Fundação SOS São Francisco.

O Seminário teeve como objetivo atingir uma parcela significativa e representativa da população, principalmente os professores, estudantes, líderes comunitários, bem como as instituições que desenvolvem trabalhos nas áreas ambientais e culturais para  apresentar o contexto das pesquisas que estão sendo realizadas na região do Submédio São Francisco onde há evidências de ocupação pré-histórica há mais de 15 mil anos...

Ascom/Sobradinho

QUIDÉ TEM CAMINHADA CONTRA INTOLERÂNCIA RELIGIOSA

Recentemente o Blog divulgou uma atitude de intolerância religiosa no bairro Quidé. Em razão deste episódio estará acontecendo neste domingo, dia 19, a partir das 08:30h, acontecerá uma caminhada pela paz e contra a intolerância religiosa como informa o cartaz. A manifestação sairá do Ilê Asé Ayrá Onydancor. ..

MULTIDÃO ACOMPANHA SEPULTAMENTO EM CARAÍBAS-CHORROCHÓ DO EX-PREFEITO JOSÉ JUVENAL

O distrito de Caraíbas, no município de Chorrochó-BA, ficou pequeno para a multidão que acompanhou na manhã deste sábado (18), o sepultamento do corpo de José Juvenal de Araújo, ex-prefeito do município em três mandatos que faleceu na noite da última quinta-feira (16), em Salvador, devido a complicações de uma diabetes. José Juvenal de Araújo tinha 61 anos e foi prefeito de Chorrochó-BA por três mandatos, de 1982 a 1988, de 1997 a 2000 e de 2001 a 2004. Juvenal era querido em todo município de Chorrochó, mas era no distrito de Caraíbas, seu torrão natal, onde a admiração pelo homem público se fazia presente na maioria da população. (Fotos Cida Miranda) ..

BANDA ANDRANJOS FAZ CAMPANHA PARA TOCAR NO ROCK IN RIO

Com quase mil votos, a banda petrolinense Andranjos está participando do concurso "Minha Banda no Rock in Rio", promovido pela montadora de veículos Volkswagen, em parceria com a Rádio Mix, de São Paulo, e a produção do festival Rock in Rio, um dos maiores do mundo. No total, mais de 500 bandas de todo o Brasil participam do concurso que vai levar um grupo para tocar no Palco Sunset, do Rock in Rio no dia 27 de setembro. 

Mas, para chegar até lá não é nada fácil, e foi por isso que banda san franciscana Andranjos precisa passar por várias etapas. A primeira é a votação pela internet para ficar entre as cinco mais populares do concurso até o dia 22 de julho. "A gente precisa muito do apoio da nossa região. Precisamos ficar entre os cinco mais votados para chegar a uma eliminatória, que acontece em São Paulo. O voto tem que ser feito com o perfil do Facebook. Basta acessar a fanpage da Andranjos e clicar no link para a votação", comenta o vocalista Van Lima...

Com informações do jornalista Janko Moura

Crise Hídrica e Energética é tema de reunião do Conselho da Fiepe em Petrolina

Empresários da Unidade Sertão do São Francisco da FIEPE e convidados participaram nesta segunda-feira (13), da 6ª reunião do Conselho, que teve como tema principal a Crise Hídrica e Energética da região do Vale do São Francisco. No início da reunião?, o engenheiro João Paulo, que durante anos trabalhou na Usina de Sobradinho fez uma explanação sobre as hidrelétricas do São Francisco, falou do histórico, do potencial e da situação atual do rio, que tanto preocupa os empresários, produtores e a população ribeirinha. “Nós estamos em um período extremamente crítico de vazões, a natureza esta mandando vazões muito baixas, e a questão foi agravada porque o setor elétrico usou até a exaustão a água do rio para gerar energia. Estamos tendo esta queda de vazão desde 2012, mas sou otimista e acredito que essa situação melhore, através das chuvas que devem ocorrer para encher os reservatórios”, previu o engenheiro.

O gerente executivo do Distrito de Irrigação Nilo Coelho (DINC), Paulo Sales explicou que para evitar o colapso na captação de água para os perímetros de irrigação, a CODEVASF elaborou um projeto, que prevê a instalação de sistemas flutuante de captação de água para atender aos projetos de agricultura irrigada no entorno do reservatório. “A preocupação dos produtores hoje é com a baixa vazão, que dificulta a captação de água. Com esse sistema vamos conseguir levar a água da barragem para os poços e resolver a situação”, explicou Paulo. O gerente do DINC acrescentou que o projeto levará de três a quatro meses para ser concluído, e que o Governo Federal já liberou 25 milhões, mas o custo total é de 39 milhões. O secretário de Orçamento, Planejamento e Gestão de Petrolina, Geraldo Júnior informou na reunião, que a Prefeitura  garantiu 2,5 milhões para o projeto...

Ascom Fiepe URSF?

SINSERP ESTUDA MINUTA DO PCCR

Durante esta semana nos dias 13 e 16/07 (segunda e quinta-feira) pela manhã, no Clube de Campo Sinserp, o Grupo de Trabalho PMJ (Prefeitura Municipal de Juazeiro), CSTT (Companhia de Segurança, Trânsito e Transportes) e SAAE (Serviço Autônomo de Água e Esgoto), esteve reunido para estudar e articular a minuta do PCCR (Plano de Cargos, Carreiras e Remuneração) que será implantado no Município. O Sinserp novamente informa que a conferência que seria realizada, neste sábado dia 18/07 no Colégio Paulo VI, foi adiada para o sábado seguinte dia 25/07, local a definir. ..

Ascom Sinserp

Programa Pavimenta Petrolina promove melhorias em todos os bairros da cidade

Com a recente aprovação do Plano de Mobilidade Urbana de Petrolina, a Prefeitura Municipal desenvolve projetos que têm o objetivo de oferecer, para a população, benefícios que vão desde a oferta de transporte público de qualidade à melhoria do trânsito no centro e em bairros do município. Neste sentido, a gestão do prefeito Julio Lossio, instituiu o programa Pavimenta Petrolina, que está com obras em andamento e já beneficiou trechos de uma das principais vias da cidade, a Av. Guararapes, com ações de recuperação da malha asfáltica.

O trabalho de recapeamento teve início no dia 7 de julho e vai atingir 10 km de vias, só no centro. Uma das áreas, atendidas pela ação, foi danificada nesta quinta-feira (16), quando uma retroescavadeira, a serviço Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa), perfurou o asfalto, recém-aplicado, para realizar reparos na tubulação. Após recolhimento da máquina, o trabalho das equipes foi retomado em outras áreas da cidade...

Ascom/Petrolina

TROUPE NOVO ATO DE PIRANGA FAZ HOMENAGEM AO ANIVERSÁRIO DE JUAZEIRO

O secretário de Cultura e Juventude de Juazeiro, Donizete Menezes esteve prestigiando o trabalho teatral da Troupe Novo Ato, no bairro Piranga, no período das festividades do aniversário da cidade, onde alunos do Colégio Estadual Jutahy Magalhães, prestaram homenagem a Juazeiro pelos seus 137 anos, com o espetáculo "Lendarte", que segundo o seu diretor, Willian Fernando Pacheco, une teatro, dança, música e contação de estórias.

A Troupe Novo Ato existe desde 2013 e tem um trabalho direcionado para as escolas públicas. "A iniciativa de trazer esse espetáculo para a comunidade de Piranga, foi do próprio grupo. Na verdade apresentamos nas escolas, e como também é uma homenagem a nossa cidade, pensamos em mostrar para o público em geral", explicou Willian, que também é professor de artes do Colégio...

Ascom/Juazeiro

SEDIS e Conselho realizam Pré-Conferência da Assistência Social

A Secretaria de Desenvolvimento e Igualdade Social - SEDIS e o Conselho de Municipal de Assistência Social – CMAS realizaram nesta sexta-feira (17), no Colégio Tableau, a etapa preparatória para a X Conferência da Assistência Social, que será realizada em agosto.

Com o objetivo de construir proposições para o desenvolvimento de mais 10 anos da Política de Assistência Social, a Conferência tem como tema este ano ‘Consolidar o Sistema único da Assistência Social de vez, Rumo a 2026’...

Por Emanuelle Lustosa/SEDIS

Prefeitura de Sobradinho define o esquema de segurança para a 13 edição da Festa do Vaqueiro

A coordenação da Décima terceira Festa do Vaqueiro em Sobradinho se reuniu hoje, 17,  com representantes dos órgãos de segurança para definir o esquema de segurança que será montado nos três dias de festa.  O evento, já tradicional na região, vai acontecer de 31/07 a 2/08, na praça Sete de Setembro, com uma programação extensa , que contará com um café da manhã, almoço, cortejo, missa dos vaqueiros, Forró da Espora, além de shows musicais com grandes nomes da cultura nordestina. 

O público estimado para a festa é de quinze mil pessoas, entre moradores da sede e do interior e visitantes de toda região.  ..

Ascom/Sobradinho

De jogador a apresentador de TV: Juazeirense conquista sucesso na Croácia

Emerson de Souza Cruz, conhecido como Pipoca, nasceu no dia 09 de setembro de 1985 em Juazeiro, mas foi na cidade de Sobradinho que conviveu boa parte da sua infância. Começou a jogar futebol aos sete anos e passou por várias divisões de base como Vitória, Catuense, Seleção do Senhor do Bonfim, entre outras.

Em 2006 recebeu uma proposta para ir jogar na Europa, mais precisamente na Croácia. O objetivo de Emerson era crescer como jogador profissional, porém uma lesão o impediu de continuar a carreira...

Da redação/ Fotos:Facebook

Agenda Cultural: Virada Cultural homenageará os 137 anos de Juazeiro

Nos dias 17 e 18 de julho será realizada na Orla II de Juazeiro a Virada Cultural, que se inicia às 18 horas de sexta-feira (dia 17) com grandes shows artísticos e musicais, e se estende até a madrugada de sábado (dia 18), quando a partir das 08 horas, será retomada a programação com teatro, oficinas de pipas, entre outras atividades culturais.

A Virada Cultural é uma realização da Prefeitura de Juazeiro, através da secretaria de Cultura e Juventude (SECJU) e da superintendência de Eventos. Uma grande programação foi elaborada para festejar o aniversário de Juazeiro, mobilizando artistas e toda a comunidade juazeirense...

Ascom/Juazeiro

EM UAUÁ, PROFESSORES VÃO A DELEGACIA E AO FÓRUM

Ontem(16), os professores da rede municipal reuniram-se na sede da APLB e saíram mobilizados a caminho da delegacia para apoiar e dar força ao coordenador do sindicato, Francisco-Prolepses, que havia recebido uma intimação devido a uma denuncia do secretário municipal de educação.

Os professores ficaram à frente da delegacia esperando a saída do coordenador, sendo saudado com grande euforia. O coordenador, emocionado, externou: "Hoje, vivi um momento de muita emoção, que nunca esquerecei e serei eternamente grato aos meus colegas de trabalho. Ao sair da delegacia, ONDE FUI ATENDER UMA INTIMAÇÃO DEVIDO UMA DENUNCIA DO SECRETÁRIO DE EDUCAÇÃO DE UAUÁ, deparei-me com os professores na frente da delegacia dando apoio, força e união. Obrigado, irmãos de luta. Saibam que não há mal que dure para sempre e nem -ETERNAMENTE-como dizem. O TEMPO ESTÁ PRÓXIMO. Mantemo-nos unidos, firmes e fortes. Avanteee!"
..

Asscom

Prefeitura realizará mais uma edição da Feira de Artesanato na Orla

A prefeitura de Petrolina realizará nesta sexta-feira (17), das 17:00 às 22:00h, mais uma edição da Feira de Artesanato na Orla. O evento, que vem se firmando no calendário cultural da cidade, é uma iniciativa da Secretaria da Cidade em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e a Secretaria Executiva da Mulher.

A Feira será realizada no espaço denominado Mirante da Orla e contará com a participação de artesãos de Petrolina e região...

Ascom/Petrolina